INPE Realiza Seminário “Desastre Zero” em Santa Maria

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (18/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o INPE realizará dia 20/10 o seminário “Desastre Zero” em Santa Maria (RS).

Duda Falcão

INPE Realiza Seminário
“Desastre Zero” em Santa Maria

Terça-feira, 18 de Outubro de 2011

"Informação Espacial para a Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais" é o tema do evento promovido na quinta-feira (20/10) pelo Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Santa Maria, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, que neste ano aborda “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos”.

A partir das 9 horas, no auditório do CRS/INPE, haverá apresentações sobre o Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (SISMADEN) para a região Sul do Brasil, e o uso efetivo de dados de satélites na tomada de decisão para prevenção e gerenciamento de situações de emergência, entre outros assuntos.

Foco na Educação

Ainda dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o INPE de Santa Maria realiza na sexta-feira (21) o 1º Seminário “Desastre Zero” – Educação para a prevenção e mitigação de desastres naturais.

Dirigido a professores do ensino fundamental e médio, o seminário pretende capacitar 50 educadores para a prevenção e mitigação de desastres naturais. O seminário abordará riscos e vulnerabilidades, adversidades climáticas e tipos de desastres naturais. Os participantes aprenderão a construir mapas de risco em suas escolas e como proceder em situações de desastres naturais.

O Núcleo de Pesquisa e Aplicação em Geotecnologias para Desastres Naturais e Eventos Extremos para a Região Sul do Brasil e Mercosul (Geodesastres-Sul), instalado no INPE de Santa Maria, lançou recentemente o “Desastre Zero - Programa de Educação para a Redução de Desastres Naturais”, para desenvolver atividades educacionais visando a encorajar o corpo docente e a comunidade estudantil a realizar ações para a redução de desastres naturais em sua comunidade.

Além de capacitar docentes e alunos sobre os diferentes tipos de desastres naturais e suas conseqüências na comunidade, o programa Desastre Zero pretende desenvolver materiais educacionais e mostrar a relevância do uso de informação espacial para a prevenção e redução de desastres naturais. O programa conta com a parceria da Defesa Civil e da Prefeitura de Santa Maria.

Acordo com a UFRGS

Durante o lançamento do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres no Rio Grande do Sul (CEPED/RS), no mês passado, a UFRGS assinou com o INPE um acordo para a realização de atividades conjuntas na área de Geotecnologias para Desastres Naturais. O Núcleo Geodesastres-Sul, do INPE, e o curso de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFRGS realizarão o mapeamento de ocorrências e intensidade dos desastres no estado.

“Esta parceria é de grande importância para a condução de pesquisas, projetos e aplicações para a prevenção e mitigação de desastres naturais, bem como os seus impactos na construção civil e o desenvolvimento de atividades de capacitação de recursos humanos”, disse a pesquisadora Tania Sausen, do Núcleo Geodesastres-Sul do INPE.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários