CPTEC Realiza Curso Meteorologia e Saúde

Olá leitor!

Recebemos o release abaixo da jornalista Cacilda Aravéquia ligada ao Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE, informado que será realizado nos dias 24 e 25/10 o “Curso Meteorologia e Saúde”.

Duda Falcão

Prezados,

Nos dias 24 e 25 de outubro, será realizado o Curso Meteorologia e Saúde. As aulas serão ministradas à distância, de forma interativa e em tempo real, utilizando a ferramenta didática Moodle.

O objetivo do curso é informar, de uma perspectiva científica, sobre o Índice Ultravioleta, bem como orientar e divulgar práticas de prevenção de doenças decorrentes da exposição excessiva ao sol. Além dos profissionais do setor da saúde, o curso também é destinado a professores e jornalistas.

O curso será dividido em quatro temas. O pesquisador do CPTEC/INPE, Júlio Cesar Santos Chagas, ministrará o primeiro tema: Introdução: Meteorologia / Satélites. O Índice UV: uma Abordagem Científica, será ministrado por Marcelo de Paula Corrêa, pesquisador, professor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e coordenador científico do Programa Sol Amigo. Reynaldo José Sant’Anna Pereira de Souza, médico pediatra, oncologista pediátrico e coordenador geral do Programa Sol Amigo, ministrará o terceiro tema: Radiação UV e Saúde. O curso será encerrado com o tema Radiação UV e Educação, ministrado por Cláudia Helena Araújo, professora e coordenadora pedagógica do Programa Sol Amigo.

O curso conta com o apoio da Associação dos Pesquisadores do Experimento de Grande Escala da Biosfera - Atmosfera na Amazônia (APLBA).

A programação e outras informações estão disponíveis na página:

O Programa Sol Amigo

É uma iniciativa da sociedade civil, com uma proposta ampla de educação continuada em saúde.

Atuando junto à comunidade, às escolas, empresas, órgão públicos, institutos de ensino e de pesquisa, o Programa Sol Amigo ministra palestras, disponibiliza material informativo e de apoio pedagógico, organiza campanhas de prevenção e incentiva atitudes de proteção à exposição excessiva ao sol.

O Programa conta com o apoio de instituições de ensino e pesquisa, de órgãos públicos, de empresas e de voluntários.


Outras informações estão disponíveis em: http://solamigo.com.br/

Atenciosamente,

________________________________________________________

Cacilda Aravéquia
Jornalista - MTb 27.065
Difusão do Conhecimento
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Tel: 55 - 12 - 3186-8504
Cel: 55 - 12 - 9166-7398

Comentários