INPE Participa do Rally da Pecuária

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (20/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o INPE irá participar do “Rally da Pecuária” com expedição para levantamento de dados que passa por nove estados brasileiros.

Duda Falcão

INPE Participa do Rally da Pecuária

Quinta-feira, 20 de Outubro de 2011

As pastagens observadas por satélites estão sendo avaliadas em campo pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) durante o Rally da Pecuária, uma verdadeira expedição para levantamento de dados que passa por nove estados brasileiros. De 26 de setembro a 11 de novembro, técnicos em agronomia, zootecnia e geociências percorrem cerca de 22 mil quilômetros nas regiões onde estão 75% do rebanho bovino e 85% da produção de carne no país.

"Além de conhecer as diferentes realidades da pecuária no Brasil, estamos coletando dados que servirão para calibrar e validar os resultados obtidos a partir da análise das séries temporais de imagens de sensores remotos", explica Daniel Alves de Aguiar, aluno de doutorado do INPE que acompanha todas as etapas do Rally da Pecuária. "Eu e outros dois técnicos vamos com as oito equipes formadas por participantes de várias instituições. Estamos medindo parâmetros biofísicos das pastagens, coletando informações sobre o manejo, as técnicas de produção do gado e o histórico de uso da terra".

Os dados obtidos durante o rally serão usados no Geodegrade, projeto coordenado pela Embrapa que conta com o INPE para caracterizar a degradação dos pastos por meio de imagens de satélites.

Identificar os diferentes níveis de degradação no pasto é importante para avaliar o potencial para expansão agrícola, dando novo enfoque à pecuária. Com o aumento da demanda mundial por alimentos e por fontes de energia renováveis, o pasto degradado se torna ideal para o plantio, evitando o avanço sobre a floresta, por exemplo.

"O aumento da taxa de ocupação das pastagens, decorrente da melhora do pasto e da implementação de técnicas de manejo adequadas, possibilita que grandes extensões de pastagens sejam convertidas para a agricultura sem que haja diminuição na produção de carne e leite", destaca Daniel, que atualmente prepara no INPE sua tese de doutorado sobre degradação de pastagens e potencial de conversão para a produção de cana-de-açúcar.

Promovido pelas consultorias Agroconsult e Bigma, o rally resultará numa base de dados pública sobre as condições de pasto e do gado de corte nacional, que será apresentada no final de novembro.

Mais informações sobre o Rally da Pecuária no site www.rallydapecuaria.com.br

Abaixo, fotos de Marcos A. Campos (MCPress).



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários