CLA Realiza Amanhã Lançamento da Operação Falcão II

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (26/10) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) deverá lançar amanhã um Foguete de Treinamento Básico (FTA) da “Operação Falcão II”.

Duda Falcão

Geral

Foguete Será Lançado Amanhã

O Estado do Maranhão
26/10/2011

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza na tarde de amanhã o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB). A atividade faz parte da Operação Falcão II e encerra os lançamentos de foguetes realizados em 2011 pelo CLA. A atividade está prevista para acontecer às 14h e também integra as comemorações do CLA pelo Dia do Aviador, que terá além do lançamento, outras atividades comemorativas.

Além do lançamento, na sede em São Luís, no bairro Tirirical, o CLA realiza, às 10h30, a solenidade militar alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, com a entrega de título de membro honorário da força aérea nacional a personalidades do Maranhão que contribuem para o cumprimento da missão da força aérea, por meio do apoio ao CLA.

De fabricação Nacional, o FTB foi desenvolvido pela FAB e fabricado pela Avibrás com telemetria na banda S e capacidade para transportar 5 kg de carga útil científica, para cerca de 4 minutos de vôo. O veículo lançado nesta operação se encontra em fase final de qualificação e certificação para posterior produção em série, demonstrando a capacidade da indústria nacional de prover veículos competitivos para o fim a que se destina: o treinamento das equipes operacionais de um centro de lançamento e verificação dos meios de solo.

Atividade – O FTB é o primeiro veículo desenvolvido pelo Projeto FOGTREIN, do Comando da Aeronáutica (COMAER) em conjunto com a Avibrás, e objetiva colocar no mercado mundial um foguete de baixo custo, utilizado para treinamento operacional. O foguete suborbital, em fase de certificação, atinge seu apogeu a 30 mil metros de altitude e tem três metros de comprimento e 12,7 cm de diâmetro. Caso a operação seja bem sucedida, o Brasil avançará uma etapa na busca pela autonomia para lançar seus próprios satélites com seus próprios foguetes.

Com o lançamento, o CLA cumpre o calendário de trabalho previsto para esse ano, que foi de sete atividades espaciais com foguetes de nível básico e intermediário. Os lançamentos têm como foco o treinamento de equipes técnicas, bem como o monitoramento dos sistemas de rastreio e lançamentos dos foguetes. Essas atividades começaram a ser desenvolvida com mais intensidade a partir de 2008, como uma forma de manter o Centro de Alcântara em constante operação, como forma de prepará-los para lançamentos de grande porte que devem ser iniciados em 2012.

Mais

Dados do Lançamento

Foguete de Treinamento Básico (FTB)
Comprimento: 3,5m
Diâmetro: 12,7 cm
Apogeu: 30 mil metros


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 07 - 26/10/2011

Comentário: Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio dessa matéria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial