Quem Nunca Pensou em Ser Astronauta?

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (15/10) no site “O Povo Online” do “Jornal O Povo” do Ceará abordando o sonho das pessoas em se tornarem Astronautas.

Duda Falcão

JORNAL DE HOJE / Empregos

Quem Nunca Pensou em Ser Astronauta?

O ideal de ser astronauta costuma povoar o imaginário
das crianças, mas a profissão é coisa séria: requer
muito conhecimento técnico e preparo

Por Juliana Diógenes
15/10/2011 - 16:11


Quando criança, se você nunca pensou em ser astronauta, pelo menos conhece alguém que já quis. Nas próprias historinhas da turma da Mônica, por exemplo, lida por muitos de nós na fase infantil, um dos personagens se chamava Astronauta e era desenhado fincando a bandeira brasileira nos solos planetários que visitava. O Astronauta parecia já prever a ida de um brasileiro para a região espacial: Marcos Pontes.

Primeiro astronauta brasileiro a viajar para uma missão no espaço, Pontes nasceu numa periferia de Bauru, em São Paulo, e tinha o costume de passar horas olhando o céu e se imaginando piloto. Cursou Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e hoje serve de exemplo para muitos brasileiros que levam a sério o sonho de criança de ser astronauta.

Quem pensa em seguir na profissão deve entrar para algum curso relacionado com a área, como Engenharia, Ciências ou Matemática. Existe uma graduação voltada especificamente para a área de aeronáutica e espaço no ITA: Engenharia Aeroespacial. Com a intenção de capacitar “para conceber uma missão espacial; realizar a engenharia de sistemas aeroespaciais; projetar e desenvolver foguetes”, conforme informam no site do departamento, o curso é novo e possui apenas duas turmas. Em média, o salário de um engenheiro aeroespacial é de R$ 10 mil.

Outras duas universidades também dispõem do curso: Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do ABC (UFABC). O Brasil sempre foi dependente de outros países nessa área, e o surgimento desses cursos mostra que o País quer ser protagonista da própria história, mesmo que ela seja no espaço.

Seleção da NASA

A NASA abre seleção neste novembro aos interessados em trabalhar como astronauta a partir de 2013. Mas os brasileiros não podem se candidatar: apenas cidadãos americanos que sejam formados nas áreas de Engenharia, Ciências ou Matemática. Não há idade limite, mas normalmente os astronautas têm entre 26 e 46 anos. É exigido também que o candidato tenha três anos de experiência “relevante” no mercado.

EM BAIXA

Queda

O número de astronautas da NASA diminuiu drasticamente nos últimos anos, passando de 150 em 2000 a 61 em 2011.

EM ALTA

Salário

De acordo com o site da NASA, um astronauta pode receber, no mínimo, R$ 31 mil. O valor varia de acordo com os graus de dificuldade da atuação do profissional.

SAIBA MAIS

Dicas

1. Comece a se preparar desde a escola estudando matemática e física.

2. Saiba trabalhar em equipe. Ser astronauta requer habilidade de relacionamento.

3. Na faculdade, adquira experiência no mercado de trabalho. É um dos pré-requisitos da NASA ter três anos de experiência “relevante” no mercado.

4. Fale inglês fluentemente e, se possível, outra língua.


Fonte: Site “O Povo Online” - 15/10/2011

Comentários