Curso à Distância do CPTEC/INPE Aborda Índice Ultravioleta

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (21/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que curso à distância do CPTEC/INPE irá abordar índice ultravioleta.

Duda Falcão

Curso à Distância do CPTEC/INPE
Aborda Índice Ultravioleta

Sexta-feira, 21 de Outubro de 2011

O índice ultravioleta é o tema do curso Meteorologia e Saúde, nos dias 24 e 25 de outubro. As aulas serão ministradas à distância, de forma interativa e em tempo real, utilizando a ferramenta didática Moodle. O curso é promovido pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Além dos profissionais do setor da saúde, o curso também é destinado a professores e jornalistas. O objetivo é informar, de uma perspectiva científica, sobre o índice ultravioleta, bem como orientar e divulgar práticas de prevenção de doenças decorrentes da exposição excessiva ao sol.

O pesquisador do CPTEC/INPE, Júlio Cesar Santos Chagas, fará a introdução sobre “Meteorologia e Satélites”. Marcelo de Paula Corrêa, professor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e coordenador científico do Programa Sol Amigo, abordará o tema “O Índice UV: uma Abordagem Científica”. Reynaldo José Sant’Anna Pereira de Souza, médico pediatra, oncologista pediátrico e coordenador geral do Programa Sol Amigo, falará sobre “Radiação UV e Saúde”. O curso será encerrado com o tema “Radiação UV e Educação”, ministrado por Cláudia Helena Araújo, professora e coordenadora pedagógica do Programa Sol Amigo.

O curso conta com o apoio da Associação dos Pesquisadores do Experimento de Grande Escala da Biosfera - Atmosfera na Amazônia (APLBA).

A programação e outras informações estão disponíveis na página:

O Programa Sol Amigo

Iniciativa da sociedade civil, o Programa Sol Amigo apresenta uma proposta ampla de educação continuada em saúde. Junto a escolas, empresas, órgãos públicos, institutos de ensino e de pesquisa, o programa realiza palestras, disponibiliza material informativo e de apoio pedagógico, organiza campanhas de prevenção e incentiva atitudes de proteção à exposição excessiva ao sol.

O Programa Sol Amigo conta com o apoio de instituições de ensino e pesquisa, de órgãos públicos, de empresas e de voluntários. Mais informações em http://solamigo.com.br/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

  1. Eu fiz este curso e estou tentando passar adiante !
    Muito obrigado aos Mestres que tanto me ensinaram.
    Alexandre Boechat,
    aoboechat@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário