Professora da UNIVALE Retorna da Visita Técnica a NASA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (27/10) no site da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) de Governador Valadares (MG), destacando que a Profª Rossana Cristina Ribeiro Morais já retornou de sua visita técnica a NASA e a Universidade de Loyola.

Duda Falcão

Professora da UNIVALE Retorna da
Universidade Loyola nos Estados Unidos

Visita estreitou os laços entre a UNIVALE, a NASA e a Universidade Loyola

27/10/2011 - 11h53

A coordenadora do curso de Ciência da Computação da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE, Profª Rossana Cristina Ribeiro Morais, visitou a Universidade Loyola em Baltimore (EUA) para conhecer a estrutura dos cursos na área de Tecnologia da Informação e levantar a possibilidade de intercâmbio e mestrados para os alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Na universidade norte americana a professora da UNIVALE conversou com o engenheiro da National Aeronautics ans Space Administration – NASA, o brasileiro Marco Aurélio Figueiredo. “Marco Aurélio destacou a capacidade técnica do professor Tasso Perim Moreno, que esteve na NASA no mês de julho, e o trabalho desenvolvido pela UNIVALE em conjunto com a agência norte americana com a peça LIDAR”, afirma Rossana.

A coordenadora do curso de Ciência da Computação conversou ainda com o Diretor de Pós Graduação em Computação da Universidade de Loyola, onde se levantou a possibilidade de intercâmbio e mestrado na universidade norte americana. “Agora vamos fazer um levantamento para saber quais alunos têm o interesse de estudar nos Estados Unidos e concretizar mais essa parceria do curso”.

Sobre a Peça LIDAR

A LIDAR é a principal peça do projeto da Agência Norte-Americana que, por meio de um robô, objetiva a localização de qualquer corpo ou obstáculos que possam estar em um dado terreno pesquisado. A peça foi trazida no início deste ano pela aluna do curso de Sistemas de Informação, Janynne Gomes, que esteve no mês de janeiro com o engenheiro da NASA, Marco Aurélio Figueiredo, durante o evento Campus Paty, em São Paulo.

A NASA solicitou à UNIVALE um projeto para fazer a peça girar em múltiplos eixos e fazer a leitura do terreno em demais pontos, já que antes o giro acontecia em sentido único. A UNIVALE finalizou o projeto que foi apresentado pelo Prof. Tasso, dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.


Fonte: Site da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Comentário: É inegável o belo trabalho que essa universidade mineira vem realizando e assim sendo a mesma deveria ser olhada com atenção pelo INPE e pelo DCTA/IAE buscando integrá-la ao esforço de desenvolvimento do nosso Programa Espacial.

Comentários