Administrador da NASA Visita o Brasil na Próxima Semana

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (21/10) no blog “Panorama Espacial” do companheiro jornalista André Mileski, onde o mesmo informa que o administrador da NASA, Charles Bolden, fará uma visita ao Brasil na próxima semana.

Duda Falcão

Visita do Administrador da NASA ao Brasil

André Mileski
21/10/2011

Charles Bolden, administrador da National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência espacial norte-americana, fará uma visita ao Brasil a partir da próxima semana. Bolden deve chegar à São Paulo na quarta-feira, 26 de outubro, vindo da Argentina, maior parceiro espacial dos EUA na América do Sul. Segundo informações não confirmadas, o dirigente será recebido no aeroporto pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Raupp, e deve visitar o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

A visita é considerada de cortesia, sem maiores significados ou assinatura de acordos. Mas, espera-se que sejam discutidos alguns possíveis projetos conjuntos, como as missões satelitais FLORA-1, para estudo do espectro do solo e da vegetação (Flora Hiperespectral), e GPM (Global Precipitation Measurement).


Fonte: Blog “Panorama Espacial“ - André Mileski

Comentário: O satélite FLORA-1 citado na nota é um projeto novo e foi recentemente incluído no Plano Diretor do INPE para o período 2011-2015 (veja o mesmo clicando aqui). Já o GPM-BR, é um projeto do INPE de algum tempo baseado na Plataforma Multi-Missão (PMM). Entretanto, só são planos e para sair do papel depende do governo ter atitude, coisa difícil de acontecer. Outra coisa, visita de cortesia, hummm, não existe isso, sua vinda ao Brasil certamente tem um motivo e pode está mesmo ligado a esses projetos de satélites ou não. Porém é aquela coisa, não adianta o segundo escalão de comando (pseudo) acertar algo, se o primeiro escalão não tem a pretenção de cumprir. Lembram do caso da Estação Espacial??????

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial