CLBI Inaugura Centro de Cultura Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo um artigo postado dia (05/10) no site da “Revista Nordeste” destacando que Natal inaugurou um Centro de Cultura Espacial na Barreira do Inferno.

Duda Falcão

Rio Grande do Norte

Natal Inaugura Centro de Cultura
Espacial na Barreira do Inferno

05/10/2011 - 11:00:03

A governadora Rosalba Ciarlini esteve presente, na tarde dessa terça-feira (04), na inauguração do Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas da Barreira do Inferno (CCEIT). A cerimônia consolidou o início das comemorações do 46º ano de existência do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). O CCEIT, reúne o acervo histórico-cultural do primeiro centro de lançamento de foguetes da América Latina.

Em discurso a governadora ressaltou as vantagens do Centro de Cultura, destacando os recursos humanos na capacitação do indivíduo formando futuras gerações de pesquisadores. “A função do Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas da Barreira do Inferno será de construir uma ponte entre a sociedade e o Centro de Lançamento”, disse Rosalba. “Através desse projeto, como forma simbólica, estamos lançando um foguete de desenvolvimento, turismo e história para o Estado”, reforçou a Governadora.

Rosalba também destacou que “Barreira do Inferno que sempre foi um marco para a cidade que nos projetou como o Estado espacial”. “O RN tem um destino para ser bem mais através dessa iniciativa”, finalizou.

Financiado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Comando da Aeronáutica, através do CLBI, o centro tem como objetivo preservar os bens patrimoniais e culturais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e disseminar o conhecimento científico e tecnológico contribuindo para o desenvolvimento local, regional e nacional. Aberto ao público, o CCEIT funcionará como um espaço de cultura e pesquisa, contando com painéis fotográficos, peças originais e réplicas de foguetes lançados na Barreira do Inferno, lançadores, antenas e radares meteorológicos e de telemedidas, além de um avião AT-26 – Xavante, de fabricação brasileira.

Durante a cerimônia de abertura o o diretor do CLBI, Coronel Medeiros falou da importância dos estudos realizados na Barreira do Inferno além do conhecimento científico e tecnológico que contribuem para o êxito do Estado na área espacial. Fruto de uma parceria entre o CLBI e a Prefeitura de Parnamirim, Coronel Medeiros disse que “a importância social, científica e histórica da Barreira do Inferno é o que tem feito as instituições públicas investirem nesse projeto”.

Também participaram da cerimônia o secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali; o secretário do turismo de Natal, Tertuliano Pinheiro, o vice-prefeito de Parnamirim, Epifânio Bezerra e outras autoridades.


OBS: Veja abaixo uma reportagem produzida pelo Governo do Rio Grande do Norte sobre o evento de inauguração desse centro.



Fonte: Site da “Revista do Nordeste” - http://www.revistanordeste.com.br

Comentário: Muito bom, torcia por uma iniciativa como essa há algum tempo, e espero que o COMAER venha adotar uma iniciativa semelhante no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Comentários

  1. Carta do Ministério da Ciência , Tecnologia e Inovação que parabeniza a INOTECH pelas pesquisas feitas com a “Injetora Modular LG-I

    http://www.inotechweb.com/inotech2/wp-content/uploads/2011/06/carta-da-AEB-30-09-2011.pdf

    ResponderExcluir
  2. Ok Rafael!

    Valeu pela dica.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário