Portal Brasileiro Confirma Junto a Piada Espacial (AEB) Que o Projeto do Motor-Foguete S-50 Segue com a Empresa Avibrás

Prezados leitores e leitoras do BS!
 

No dia de hoje (13/09), o portal 'Revista Foguetes Brasileiros' informou que, se valendo do 'Pedido de Acesso a Informação Número 01217.008109/2024-06', no âmbito da 'Lei de Acesso a Informação', o portal recebeu a confirmação através de uma nota oficial da nossa Piada Espacial (AEB) que o desenvolvimento do Motor-Foguete S-50 segue nas mãos da Avibrás, bem diferente do que havia sido noticiado pelo 'Programa Brasil com Ciência'  do Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT), o que na verdade, convenhamos, não surpreende. Veja abaixo a resposta dada pela Piada Espacial ao referido portal:
 
"Em atenção ao seu Pedido de Acesso à Informação, encaminha-se resposta recebida com a análise da área técnica responsável pelo assunto. De acordo com a Coordenação de Veículos Lançadores – CVL/AEB: A fabricação do S50 é realizada pela empresa Avibras, e o contrato segue vigente, aguardando as próximas unidades para a realização do segundo ensaio de queima em banco de testes e a continuidade do projeto. Os Projetos de Subvenção Econômica e outras iniciativas são voltado à indústria nacional, fortalecendo e complementando a capacidade brasileira de acesso ao espaço, mas não substituem nem inviabilizam o projeto VLM-1, que segue em andamento, apesar dos atrasos e das dificuldades enfrentadas pela Avibras."
 
O motor-foguete S-50 posicionado na 'Usina Coronel Abner' para o seu primeiro ensaio de Tiro em Banco realizado em 01 de outubro de 2021.

Na visão do portal, a Avibrás segue assim no jogo por mais que tenha atrasos, e a MAC JEE poderá realmente utilizar os Motores S-50 para fazer o veículo hipersônico acelerador RATO (o que eu não concordo), mas isso não teria NADA a ver com o Projeto do VLM/VS-50. Além disso, ainda segundo o portal, o texto daria a entender que o motor que faria o teste de tiro em banco, o famoso teste estático, não foi entregue ainda, ou se foi, teria sido reprovado e outro deverá substitui-lo. Porém essa informação não pode ser confirmada pelo portal até o fechamento dessa nota. O portal finaliza informando que pediu mais informações a Piada Espacial e estaria aguardado o retorno da Agência.
 
O BS aproveita para parabenizar publicamente ao portal 'Revista Foguetes Brasileiros' do jovem Raul Carlos, pelo excelente trabalho que vem realizando.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários