Portal Brasileiro Confirma Junto a Piada Espacial (AEB) Que o Projeto do Motor-Foguete S-50 Segue com a Empresa Avibrás

Prezados leitores e leitoras do BS!
 

No dia de hoje (13/09), o portal 'Revista Foguetes Brasileiros' informou que, se valendo do 'Pedido de Acesso a Informação Número 01217.008109/2024-06', no âmbito da 'Lei de Acesso a Informação', o portal recebeu a confirmação através de uma nota oficial da nossa Piada Espacial (AEB) que o desenvolvimento do Motor-Foguete S-50 segue nas mãos da Avibrás, bem diferente do que havia sido noticiado pelo 'Programa Brasil com Ciência'  do Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT), o que na verdade, convenhamos, não surpreende. Veja abaixo a resposta dada pela Piada Espacial ao referido portal:
 
"Em atenção ao seu Pedido de Acesso à Informação, encaminha-se resposta recebida com a análise da área técnica responsável pelo assunto. De acordo com a Coordenação de Veículos Lançadores – CVL/AEB: A fabricação do S50 é realizada pela empresa Avibras, e o contrato segue vigente, aguardando as próximas unidades para a realização do segundo ensaio de queima em banco de testes e a continuidade do projeto. Os Projetos de Subvenção Econômica e outras iniciativas são voltado à indústria nacional, fortalecendo e complementando a capacidade brasileira de acesso ao espaço, mas não substituem nem inviabilizam o projeto VLM-1, que segue em andamento, apesar dos atrasos e das dificuldades enfrentadas pela Avibras."
 
O motor-foguete S-50 posicionado na 'Usina Coronel Abner' para o seu primeiro ensaio de Tiro em Banco realizado em 01 de outubro de 2021.

Na visão do portal, a Avibrás segue assim no jogo por mais que tenha atrasos, e a MAC JEE poderá realmente utilizar os Motores S-50 para fazer o veículo hipersônico acelerador RATO (o que eu não concordo), mas isso não teria NADA a ver com o Projeto do VLM/VS-50. Além disso, ainda segundo o portal, o texto daria a entender que o motor que faria o teste de tiro em banco, o famoso teste estático, não foi entregue ainda, ou se foi, teria sido reprovado e outro deverá substitui-lo. Porém essa informação não pode ser confirmada pelo portal até o fechamento dessa nota. O portal finaliza informando que pediu mais informações a Piada Espacial e estaria aguardado o retorno da Agência.
 
O BS aproveita para parabenizar publicamente ao portal 'Revista Foguetes Brasileiros' do jovem Raul Carlos, pelo excelente trabalho que vem realizando.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários