A NASA Removeu a 'Missão Espacial ESCAPADE' do Lançamento Inaugural do Foguete New Glenn

Prezados leitores e leitoras do BS!

Crédito: Blue Origin
Renderização do foguete New Glenn de carga pesada da Blue Origin.
 
No dia de ontem (06/09), o portal SpaceNews noticiou que a NASA decidiu por não lançar o par de pequenos satélites da Missão ESCAPADE (que estão destinados para o Planeta Marte) no primeiro voo do Foguete New Glenn da empresa Blue Origin em outubro, devido a preocupações de que o foguete possa não estar pronto a tempo.
 
De acordo com a nota do portal, a NASA anunciou em 6 de setembro que a agência interromperá os preparativos para o lançamento dos pequenos satélites Escape e Plasma Acceleration and Dynamics Explorers (ESCAPADE). As espaçonaves estavam programadas para serem lançadas no primeiro voo do Foguete New Glenn entre 13 e 21 de outubro a partir de Cabo Canaveral, Flórida.
 
A decisão foi tomada agora, mais de um mês antes da abertura da janela de lançamento, antes do carregamento das espaçonaves com propelentes de hidrazina e tetróxido de nitrogênio. A NASA concluiu que não poderia adiar o abastecimento das espaçonaves e, portanto, precisava decidir agora se o New Glenn poderia estar pronto a tempo para a janela de lançamento de outubro.
 
“A decisão foi tomada para evitar desafios significativos em termos de custo, cronograma e técnicos associados a uma possível remoção do combustível das espaçonaves em caso de atraso no lançamento, que poderia ser causado por vários fatores”, afirmou a NASA.
 
Uma fonte da indústria familiarizada com a decisão disse que a Blue Origin acreditava que o New Glenn estaria pronto para um lançamento durante a janela de nove dias em meados de outubro, embora a empresa ainda tenha um trabalho significativo para concluir os testes e integrar o foguete. Esse cronograma exigia que essas atividades finais ocorressem em grande parte como esperado, enquanto os primeiros lançamentos de novos foguetes frequentemente enfrentam problemas.
 
A NASA buscava mais margem nesse cronograma antes de se comprometer com o abastecimento das espaçonaves, dada a dificuldade de remover os propelentes caso o New Glenn perdesse a janela de outubro. “Esta é uma missão importante para a NASA, e é fundamental termos margem suficiente em nosso trabalho pré-lançamento para garantir que estejamos prontos para voar em uma janela planetária apertada”, disse Bradley Smith, diretor do Launch Services Office da NASA Headquarters, em um comunicado.
 
A NASA afirmou que a próxima data possível de lançamento para o ESCAPADE, novamente no New Glenn, seria na primavera de 2025. A agência não divulgou detalhes sobre essa trajetória alternativa, incluindo quando as espaçonaves chegariam a Marte. Um lançamento nessa época ficaria fora da janela tradicional de lançamento para Marte que está aberta neste outono, mas não estará disponível novamente por cerca de dois anos.
 
Oficiais da agência enfatizaram que ainda planejam lançar o ESCAPADE, uma missão de baixo custo para estudar a interação da magnetosfera marciana com o vento solar, apesar do atraso. “Estamos comprometidos em levar o ESCAPADE com segurança ao espaço e estou ansiosa para vê-lo decolar e em sua viagem para Marte”, disse Nicky Fox, administradora associada de ciência da NASA, em um comunicado.
 
“Estamos apoiando a decisão da NASA de direcionar a missão ESCAPADE para uma data não anterior à primavera de 2025 e esperamos o voo”, disse a Blue Origin em um comunicado.
 
A empresa afirmou que o primeiro voo do New Glenn carregará, em vez disso, tecnologia não especificada para seu veículo de transferência orbital Blue Ring, e também servirá como seu primeiro lançamento de certificação para o programa National Security Space Launch da Força Espacial. Isso estava previsto para o segundo voo do New Glenn em dezembro, mas a empresa avançará esse lançamento para novembro. A Blue Origin não havia divulgado anteriormente a carga útil ou o cronograma para esse segundo lançamento.
 
Uma fonte da indústria disse que a Blue Origin não deve desacelerar ou alterar significativamente os preparativos para o lançamento além das adaptações necessárias para acomodar a mudança na carga útil. Isso inclui um teste de queima estática do estágio superior, que foi levado ao pad em 3 de setembro, no início da próxima semana. O lançamento em si pode ser adiado por apenas algumas semanas, para o início de novembro.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários