O Presidente Chinês Xi Jinping Pede o Impulso da China Para Liderar na Exploração Espacial

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Foto: Space Daily
Ilustrativo.

No dia de hoje (25/09), o portal Space Daily informou que o presidente chinês Xi Jinping pediu um impulso acelerado no setor espacial da China, instando os trabalhadores da indústria aeroespacial a construírem sobre suas conquistas recentes e a continuarem avançando nas ambições espaciais do país. Falando na segunda-feira no Grande Salão do Povo em Pequim, Xi se dirigiu a representantes de cientistas e engenheiros espaciais envolvidos na missão lunar Chang'e-6, destacando a importância de suas contribuições para a autossuficiência científica e tecnológica do país.
 
Pois então, enquanto isso no 'Mundo de Nárnia' da Republica das Bananas somos obrigados a escutar de quem sequer é brasileiro pérolas irresponsáveis como esta abaixo:

"O PEB tem aproximadamente 60 anos e a AEB acabou de completar 30 anos, então são relativamente “jovens”, mas já chegaram à maturidade.
 
Paolo Gessini
Diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da Piada Espacial Brasileira (AEB)
Comentário realizado durante o painel 'Estágio atual do Programa Espacial Brasileiro (PEB)', realizado em 21 de maio passado na capital paulista como parte do 4º Fórum SpaceBR Show."
 
Mas voltando ao mundo real, de acordo com a nota do portal, como Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (CPC) e Presidente da Comissão Militar Central, Xi enfatizou que a missão Chang'e-6 exemplifica a capacidade da China na exploração espacial. A sonda, lançada em 3 de maio, trouxe de volta quase dois quilos de amostras do lado oculto da lua em junho, um feito histórico para a humanidade. Xi destacou que essas conquistas refletem décadas de dedicação do setor aeroespacial chinês e contribuem para o objetivo do país de autossuficiência em ciência e tecnologia.
 
"Essas realizações incorporam a sabedoria e o trabalho árduo de várias gerações de trabalhadores aeroespaciais chineses", disse Xi, acrescentando que o espírito de exploração lunar — marcado por "perseguir sonhos, ousar explorar, colaborar para superar desafios e alcançar uma cooperação mútua" — deve continuar a inspirar o orgulho nacional e contribuir para o objetivo mais amplo de construir uma nação forte.
 
O programa espacial da China avançou significativamente nas últimas duas décadas, com foco em tecnologias-chave, inovação e colaboração internacional. Xi observou que as missões Chang'e contribuíram para o conhecimento compartilhado da humanidade sobre o espaço, promovendo a cooperação pacífica e o benefício mútuo. A China, disse ele, está comprometida em melhorar a governança global do espaço exterior e garantir que a ciência espacial sirva a toda a humanidade.
 
Xi incentivou a pesquisa contínua sobre amostras lunares, uma colaboração internacional mais profunda e a busca contínua de grandes projetos espaciais para avançar as capacidades espaciais da China e contribuir ainda mais para a exploração espacial global.
 
Li Qiang, Zhao Leji, Wang Huning, Cai Qi, Ding Xuexiang e Li Xi, todos membros do Comitê Permanente do Bureau Político do Comitê Central do CPC, juntaram-se a Xi para visualizar amostras lunares e uma exposição sobre 20 anos de conquistas no programa de exploração lunar da China.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

  1. República Popular da China.
    O plano nacional da China para o setor aeroespacial está se desenvolvendo gradualmente.


    República Federativa do Brasil
    Infelizmente, não tivemos a oportunidade de presenciar isso no Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário