Teste de Salto do Estágio Inicial do 'Foguete Nebula-1' da Empresa Chinesa 'Deep Blue Aerospace', Sofre Anomalia Momentos Antes do Pouso

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Crédito: Deep Blue Aerospace
A descida do estágio inicial do Nebula-1 durante um teste VTVL no Deserto de Gobi, 22 de setembro de 2024.
 
No dia de ontem (23/09), o portal Space News noticiou que a empresa chinesa de foguetes comerciais 'Deep Blue Aerospace' realizou um teste de salto do estágio inicial de um foguete no domingo (22), enfrentando uma falha parcial durante os momentos finais do pouso.
 
De acordo com a nota do portal, a Deep Blue Aerospace realizou o teste às 1h40 da manhã (0540 UTC) de 22 de setembro no espaçoporto Ejin Banner, na Mongólia Interior, utilizando um estágio inicial do Foguete Nebula-1.
 
Imagens do lançamento vertical e do teste de pouso vertical mostram o foguete subindo até uma altitude predeterminada antes de desligar dois dos três motores usados no voo de 179 segundos.
 
As pernas de pouso foram acionadas conforme o planejado, e o estágio pairou acima do ponto de pouso previsto. No entanto, uma anomalia durante a fase final de desligamento do motor resultou em uma altitude de pouso mais alta do que o esperado, levando a danos parciais.
 
Apesar da falha, a Deep Blue Aerospace enfatizou os aspectos positivos em um comunicado, afirmando que o estágio Nebula-1 completou com sucesso 10 das 11 principais tarefas de verificação planejadas para o voo. A precisão do pouso foi de aproximadamente 0,5 metros. A empresa acrescentou que inovações no controle de atitude, otimização de trajetória e orientação com precisão milimétrica foram testadas com sucesso.
 
Notavelmente, o teste foi o primeiro teste VTVL em alta altitude na China usando um estágio de foguete de classe orbital. A empresa agora se prepara para um novo teste VTVL programado para novembro.
 
O Nebula-1 utiliza nove motores Thunder-R a querosene e oxigênio líquido em seu estágio inicial. Três motores foram usados no voo de teste VTVL de domingo. Ele foi abastecido com um quinto de sua capacidade para o voo.
 
A empresa havia realizado um teste VTVL bem-sucedido a nível de um quilômetro em maio de 2022. No entanto, esta é a primeira vez que o motor Thunder-R, que impulsionará os lançamentos orbitais, foi utilizado.
 
A empresa afirma que o teste é um passo em direção a um teste de voo de recuperação subsequente a 100 quilômetros e uma missão de teste de lançamento e recuperação orbital.
 
A Deep Blue Aerospace também destacou que o teste foi realizado estritamente de acordo com os requisitos de gestão de segurança de testes de foguetes e foi conduzido em uma área desabitada no Deserto de Gobi. A empresa de lançamentos comerciais chinesa Space Pioneer quase evitou um desastre em junho, quando o estágio inicial do seu Tianlong-3 decolou dramaticamente durante um teste de queima estática perto de áreas habitadas.
 
O Nebula-1 orbital é um foguete de dois estágios com 3,35 metros de diâmetro. Ele será capaz de transportar 2.000 quilogramas para a órbita baixa da Terra (LEO), enquanto uma versão aprimorada poderá levantar 8.000 quilogramas para a LEO.
 
A Deep Blue Aerospace também está trabalhando em um foguete maior, o Nebula-2. Esse será capaz de enviar 20.000 quilogramas de carga útil para a LEO.
 
O teste segue recentes testes VTVL bem-sucedidos de entidades chinesas. Mais recentemente, a empresa comercial Landspace conduziu um teste de 10 quilômetros com seu Zhuque-3, incluindo uma reinicialização de motor. A estatal SAST alcançou 12 quilômetros em junho.
 
A atividade ocorre à medida que a China busca capacidades de foguetes reutilizáveis e aumento da capacidade de lançamento. O país precisa aumentar significativamente sua taxa de lançamentos para construir megaconstelações planejadas em órbita baixa da Terra, nomeadamente Gouwang e G60/Thousand Sails.
 
A Deep Blue Aerospace assegurou financiamento estratégico em agosto, após um financiamento anterior levantado em maio. O governo central da China designou no ano passado o espaço comercial como uma indústria futura importante.
 
Uma série de grandes rodadas de financiamento para empresas de espaço comercial ocorreu em 2024. Um forte apoio do governo local ao espaço comercial na China também se seguiu ao anúncio do governo central.
 
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