Artigo: A Oportunidade Crescente Para a Cooperação Espacial Entre os EUA e a Índia
Prezados leitores e leitoras do BS!
No dia de ontem (18/09), foi postado no portal Spacenews um interessante artigo opinião tendo como tema a oportunidade crescente para construção de uma cooperação espacial mais efetiva entre os EUA e a Índia.
A Oportunidade Crescente Para a Cooperação Espacial Entre os EUA e a Índia
Por David Logsdon*
18/09/2024
Fonte: Portal Spacenews - https://spacenews.com/
Crédito: ISRO
Lançamento do terceiro foguete SSLV da Índia em 16 de agosto de 2024 UTC, transportando o satélite de observação da Terra EOS-08. |
Os Estados Unidos e a Índia, as duas maiores democracias do mundo, têm uma relação de décadas construída sobre a cooperação em questões espaciais. Nos últimos anos, esse vínculo se tornou mais evidente. Baseando-se em seus valores fundamentais compartilhados de governo aberto e representativo, estado de direito e liberdade de expressão, os dois países, por suas semelhanças em tamanho e fronteiras marítimas, enfrentam a necessidade urgente de se unir e exercer soberania sobre seus territórios utilizando tecnologias espaciais.
Como representantes de empresas espaciais líderes na Índia e nos EUA, entendemos que ambos os países devem continuar a desenvolver essa relação única por meio de uma estratégia de cooperação espacial projetada para o século XXI e além. É o momento certo para expandir o engajamento entre os EUA, a Índia e a indústria comercial em questões estratégicas que são prioridades para ambas as nações.
A Índia e os EUA devem priorizar a exploração espacial. Ambos os países fizeram progressos importantes ao concordar recentemente em garantir um transportador para o primeiro esforço conjunto entre os astronautas da NASA e da Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) na Estação Espacial Internacional. Eles também concordaram em buscar oportunidades para a participação da Índia no Programa Lunar Gateway e, em junho, concluíram o Quadro Estratégico para Cooperação em Voo Espacial Tripulado para aprofundar a interoperabilidade no espaço. Para garantir o sucesso desses esforços, os governos devem envolver o setor privado.
À medida que o planeta enfrenta mudanças climáticas, a tecnologia espacial pode oferecer algumas soluções. Por exemplo, o satélite de Radar de Abertura Sintética da NASA-ISRO pode mapear toda a superfície da Terra duas vezes a cada 12 dias, oferecendo ferramentas importantes para enfrentar os desafios atuais.
Os governos também devem basear-se no acordo bilateral de 2022 sobre Consciência Situacional Espacial, que ambos assinaram, o qual apoia um maior compartilhamento de informações e pode levar a oportunidades no setor privado em áreas relevantes como cibersegurança, mitigação de detritos e análise de conjunções.
Uma maneira possível de expandir o acordo seria adotar os padrões técnicos internacionais para segurança de sistemas espaciais atualmente em desenvolvimento pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE). Os padrões, uma vez preparados, representarão um avanço na proteção de ativos e dados críticos no espaço.
Trabalhos mais próximos entre governos também podem ser realizados em comunicações por satélite, como na resolução de questões de espectro, compartilhamento de dados, colaboração em pesquisas e trabalho conjunto no espaço cislunar sob a liderança do Grupo de Trabalho Espacial.
Por meio de padrões prudentes, cibersegurança e estruturas de interoperabilidade desenvolvidas pelos dois países, tecnologias emergentes podem ser integradas em programas e projetos conjuntos. Essas estruturas devem ser impulsionadas pela indústria e pela academia. Em geral, essa colaboração pode impulsionar a inovação, promover a segurança e proporcionar benefícios socioeconômicos.
A Índia e os EUA também devem trabalhar juntos para promover políticas governamentais que desbloqueiem áreas de inovação e investimento, enquanto abordam aquelas que poderiam impedir o progresso.
Essas políticas incluem a melhoria do processo de controle de exportações para fortalecer parcerias internacionais; permitir um processo aberto e transparente através do qual a indústria possa fornecer feedback contínuo sobre estruturas existentes relevantes; implementar a integração de tecnologia avançada, como programas de pesquisa conjuntos, intercâmbio de expertise e compartilhamento de tecnologia para apoiar tecnologias emergentes; e estabelecer fóruns de colaboração entre empresas para fomentar oportunidades de parceria entre empresas americanas e indianas.
Nossas organizações acreditam que a cooperação espacial entre os EUA e a Índia serve como uma estrutura fundamental para a colaboração internacional, e embora avanços significativos tenham sido feitos na relação nos últimos anos, mais trabalho precisa ser realizado. Nossos membros estão prontos para auxiliar na implementação do quadro de políticas conjuntas para iniciativas espaciais comerciais, civis e de defesa, garantindo que oportunidades no setor privado possam florescer e que os cidadãos dessas duas grandes democracias se beneficiem.
* David Logsdon é Diretor Sênior do Conselho de Empreendimentos Espaciais, uma afiliada do Conselho da Indústria de Tecnologia da Informação (ITI). Anil Prakash é Diretor-Geral da Associação da Indústria de SatCom da Índia (SIA-India).
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário