Live Especial: Planetário da UFBA - História, Projeto e Operação

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Com grande entusiasmo, anunciamos mais uma "Live Especial" em nosso canal no YouTube. Hoje à noite, dia 24/09 (terça-feira), às 19h, teremos a honra de receber o Sr. Lacerda Britto (Diretor Geral do Planetário), do Prof.  César Orrico (Consultor Técnico do Planetário) e o Prof. Tiago Paes (Professor da UFBA e Coordenador do Projeto de Extensão do Planetário) para falarmos sobre o Planetário da UFBA, sua história e projeto e sobre a sua entrada em operação no início de 2024. Fiquem Atentos!
 
 
 
Sobre o Planetário da UFBA
 
O Planetário da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi inaugurado em 2024, no campus de Ondina, em Salvador. Esse é o primeiro planetário de Salvador e um importante marco para a educação científica na região. Ele foi projetado para promover a divulgação científica, especialmente no campo da astronomia, sendo uma ferramenta valiosa tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público em geral.
 
O equipamento é resultado de uma importante iniciativa público-privada que teve origem em uma proposta feita à universidade pelo Sr. Lacerda Britto, advogado, astrônomo amador e entusiasta da astronomia. Através da Associação dos Astrônomos Amadores da Bahia (AAAB), Britto promoveu a revitalização dessa instituição, que estava com suas atividades estagnadas, e viabilizou o projeto do planetário.
 
O planetário conta com tecnologia moderna, incluindo projeção digital em uma cúpula imersiva, o que permite simular o céu noturno, planetas, estrelas e diversos eventos astronômicos de forma altamente realista. Além disso, o espaço é multifuncional, podendo ser utilizado para projeções didáticas, apresentações de vídeos educativos e eventos culturais.
 
Cabe destacar também o papel fundamental do Prof. Cesar Orrico (consultor Técnico do Planetário), que com sua experiência na área da astronomia e da divulgação / educação científica foi fundamental para a operacionalização  do projeto.
 
Já o professor Tiago Paes é o responsável por integrar as atividades do Planetério ao projetos de extensão universitária da UFBA com o equipamento, em estreita colaboração com o Direção e equipe do Planetário.
 
Não perca essa live sobre  esse fantástico espaço que está conectando ciência, educação e cultura de forma inovadora em Salvador e no Brasil.
 
E não se esqueça de se inscrever no canal e de que você pode se tornar membro do clube de membros do BS.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários