A China Revelou o Design Exterior do Seu Traje Espacial Lunar Para Missão Tripulada na Lua

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: CMSA
O design exterior do traje espacial lunar da China para uma missão tripulada à Lua antes de 2030.
 
No dia de ontem (29/09), o portal SpaceNews noticiou que a Agência Espacial Humana da China revelou o design exterior do traje para as futuras missões de pouso lunar tripuladas do país.
 
De acordo com a nota do portal a China Manned Space Agency (CMSA) apresentou o traje extraveicular lunar em 28 de setembro em Chongqing, no sudoeste da China. A CMSA também está solicitando sugestões para um nome para o traje.
 
O traje está sendo desenvolvido como um dos elementos do objetivo da China de pousar astronautas na Lua antes de 2030. O país também está trabalhando em um novo lançador tripulado, o Long March 10, uma nave espacial para missões de longa duração e um módulo de pouso. Um rover tripulado também está sendo projetado.
 
Como parte da apresentação, um vídeo promocional mostrou tanto a aparência externa quanto as principais capacidades do traje. Os astronautas Wang Yaping, a segunda mulher da China no espaço, e Zhai Zhigang modelaram o traje EVA.
 
O traje é descrito como tendo um tecido protetor abrangente que protege contra o ambiente térmico severo e a poeira lunar. O capacete possui uma viseira panorâmica e antirreflexo, além de câmeras de foco longo e curto. Um console de controle integrado multifuncional está localizado no peito.
 
O traje também incorpora elementos da cultura chinesa. As faixas vermelhas em suas seções superiores são inspiradas em fitas das famosas "apsaras voadoras" da arte de Dunhuang. O design geral do traje lunar foi afirmado como uma referência ao estilo da armadura tradicional chinesa.
 
Em contraste com o traje EVA Feitian da China, utilizado em órbita baixa da Terra, o traje lunar foi projetado para ser leve, atendendo às exigências das atividades em um ambiente de baixa gravidade. Ele permite movimentos como agachar e dobrar.
 
"O traje permite mais ações. Portanto, em várias posturas, a adequação não deve ser afetada após uma mudança de postura. Por isso, é necessário um ajuste melhor ao corpo humano", disse Wang Chunhui, designer chefe adjunto dos sistemas de treinamento de astronautas do Centro de Pesquisa e Treinamento de Astronautas da China, à China Central Television (CCTV).
 
Wang afirmou que o traje foi projetado para lidar com várias condições adversas. Os fatores ambientais complexos incluem vácuo e baixa gravidade, poeira lunar e regolito, topografia de superfície complexa e temperaturas extremas, tanto altas quanto baixas. Ele também precisa proteger os astronautas de um ambiente de alta radiação.
 
"Considerando que eles estão trabalhando sob um sexto da gravidade, para reduzir a carga metabólica do corpo humano, é imprescindível reduzir significativamente o peso do traje", disse Wang. "Como os astronautas caminharão na superfície lunar e realizarão atividades de pesquisa científica, os trajes espaciais devem ter melhores capacidades de suporte ergonômico e serem menores e mais integrados", acrescentou.
 
 
O plano de pouso tripulado da China prevê que dois astronautas façam uma curta permanência na superfície lunar, de aproximadamente seis horas. No entanto, a missão faz parte de um esforço de exploração lunar de longo prazo.
 
O país enviará missões robóticas ao polo sul da Lua em 2026 e 2028 para levantamentos de recursos e testes de utilização de recursos in-situ como precursor de uma base lunar. A Estação Internacional de Pesquisa Lunar (ILRS) deve ser construída na década de 2030 e será capaz de receber estadias humanas de curto prazo.
 
Enquanto isso, a NASA está trabalhando em seu programa Artemis para devolver astronautas à Lua e construir uma presença lunar sustentável.
 
A missão de pouso tripulada Artemis 3 está atualmente agendada para não antes de setembro de 2026. No entanto, a análise da própria agência sugere potenciais atrasos significativos para o módulo de pouso lunar Artemis 3.
 
A NASA selecionou a Axiom Space em 2022 para desenvolver um traje espacial a ser utilizado na missão Artemis 3.
 
Tanto a China quanto a NASA estão engajadas em esforços para atrair parceiros para a ILRS e para o Artemis, respectivamente.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

  1. República Popular da China

    É gratificante ver o crescimento do setor aeroespacial nacional da China. Estamos testemunhando os resultados de uma nação que possui um plano estratégico no campo espacial.

    A China será a segunda nação a chegar à lua.

    #ChinaNaLua

    ResponderExcluir

Postar um comentário