O 'Resilience', Segundo Módulo Lunar da Japonesa Ispace, Está Planejado Para Ser Lançado em Dezembro Próximo

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: ispace
Resilience, o segundo módulo lunar da empresa japonesa ispace, está agendado para lançamento o mais cedo possível em dezembro.
 
No dia de ontem (12/09), o portal SpaceNews anunciou que a empresa japonesa ispace espera lançar sua segunda missão lunar, o 'Resilience', em dezembro próximo, tornando-se uma das três empresas que planejam missões à lua até o final do ano.
 
De acordo com  a nota do portal, durante uma coletiva de imprensa em 11 de setembro, executivos da ispace, com sede em Tóquio, disseram que seu segundo módulo lunar, chamado Resilience, será lançado no mais cedo em dezembro a partir da Flórida, a bordo de um Foguete Falcon 9 da SpaceX, em um voo denominado Missão 2 pela ispace.
 
O módulo, agora totalmente montado, está completando os testes em uma instalação operada pela agência espacial japonesa JAXA. Ele será enviado para o local de lançamento cerca de um mês a um mês e meio antes do lançamento, disse Ryo Ujiie, diretor de tecnologia da ispace.
 
A empresa não foi mais específica sobre a data de lançamento da missão. “Fizemos outros testes ambientais e tudo correu muito bem, mas temos desafios”, disse ele através de um intérprete, oferecendo chances de “50-50” para o lançamento em dezembro. “Em preparação para o lançamento em dezembro, temos grandes expectativas.”
 
O módulo Resilience é o mesmo design HAKUTO-R do primeiro módulo da empresa, que sofreu um acidente tentando pousar na lua em abril de 2023. A empresa concluiu que uma falha de software impediu a espaçonave de realizar um pouso seguro, uma falha vinculada a uma mudança de locais de pouso no final do desenvolvimento da missão.
 
Na coletiva, a ispace também anunciou o local de pouso da Missão 2: Mare Frigoris, localizado a 60,5 graus de latitude norte e 4,6 graus de longitude oeste no lado próximo da lua. Ujiie disse que a latitude do local de pouso é semelhante à do primeiro módulo, para que condições como iluminação sejam as mesmas.
 
O módulo transporta seis cargas úteis, lideradas por um “micro rover” chamado Tenacious, desenvolvido pela subsidiária europeia da ispace. O rover inclui equipamentos para coletar uma amostra de regolito, que a ispace venderá à NASA sob um acordo de 2020. Outras cargas úteis variam desde um monitor de radiação no espaço profundo até equipamentos de eletrólise de água.
 
A carga útil final, anunciada na coletiva, é uma instalação de arte: “Moonhouse”, uma casa em miniatura do artista sueco Mikael Genberg. A pequena casa vermelha, medindo 11 por 8,6 por 6,4 centímetros, está montada no rover Tenacious.
 
Crédito: ispace
Moonhouse, uma pequena casa em miniatura, é uma instalação de arte montada no rover lunar Tenacious.
 
O Resilience é apenas um dos três módulos lunares que propõem lançar no final deste ano ou no início do próximo, em voos separados de Falcon 9. O módulo Blue Ghost 1 da Firefly Aerospace chegou ao Laboratório de Propulsão a Jato para testes ambientais em agosto, antes de um lançamento que a empresa diz estar agendado para o quarto trimestre deste ano. A Intuitive Machines também está se preparando para sua segunda missão lunar, chamada IM-2, prevista para lançamento em dezembro ou início de janeiro.
 
As missões, no entanto, seguirão diferentes trajetórias até a lua após o lançamento. A IM-2 seguirá uma trajetória direta, com um pouso cerca de uma semana após o lançamento. A Firefly disse que seu módulo Blue Ghost passará um mês em órbita da Terra antes de entrar em órbita lunar por duas semanas antes de uma tentativa de pouso.
 
Na coletiva, Ujiie da ispace disse que a Missão 2 seguirá a mesma trajetória de baixo consumo de energia que a primeira missão, com um pouso de quatro a cinco meses após o lançamento.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários