MFPL L25: Conheça Um Pouco Melhor o Projeto Desse Motor Foguete Liquído Que Está em Desenvolvimento no IAE Através de Empresas Contratadas

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Muito tem se falado na mídia e nos sites que vez ou outra publicam notícias sobre o nosso "Patinho Feio", que o Brasil, mais precisamente o sucateado "Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)", vem desenvolvendo com a ajuda de empresas um motor foguete Líquido de 25kN para ser usado numa esperada versão aprimorada do velho projeto VLM-1, este denominado de Motor Foguete Líquido L25 (MFPL L25), estão lembrados disso?
 
Pois então? Para esclarecer melhor esse projeto, compartilho a seguir informações obtidas de uma nota publicada pelo IAE em seu portal oficial, com atualização mais recente em 1º de agosto deste ano.
 
Entretanto, entusiastas do BS, é importante não deixar se levar por um otimismo excessivo. Já que o histórico do IAE na condução de projetos de propulsão líquida é, infelizmente, longo, descompromissado e desastroso. Afinal, vale lembrar que, após décadas de desenvolvimento e a realização de diversos projetos de motores, como o L1 (pesquisa), L5, L15 e L75, apenas o Motor L5 realmente saiu do papel e realizou um voo de qualificação. Porém, mesmo assim, há fortes suspeitas de que o seu desempenho não tenha sido o esperado, apesar da FAB ter noticiado como um voo bem sucedido.
 
Portanto, amigos e amigas, mantenham as suas expectativas quanto a essa iniciativa em um patamar realista. Segue abaixo as informações pertinentes.
 
O Motor Foguete a Propelente Líquido L25 (MFPL L25) é um projeto inovador segundo a nota do portal que visa desenvolver um protótipo de voo de um motor foguete a propelente líquido, com 25kN de empuxo no vácuo. Utilizando o par propelente oxigênio líquido e etanol, este projeto é essencial para a aplicação em estágios superiores de veículos lançadores. O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) atua como a "DesignAuthority", focando em superar desafios tecnológicos e consolidar o conhecimento da tecnologia de propulsão líquida no Brasil.
 
A conclusão do projeto MFPL L25 trará avanços tecnológicos significativos para o Brasil entre as quais:
 
* Precisão de Inserção em Órbita: Melhorará a precisão de inserção em órbita em comparação com a propulsão sólida, permitindo o desligamento e religamento do motor e uma reentrada controlada do último estágio.
 
* Ganho Tecnológico: Consolidará o conhecimento da tecnologia de propulsão líquida no Brasil, capacitando a indústria nacional e especialistas para processos críticos de fabricação e ensaios.
 
* Vantagens do Uso do Etanol: O uso do etanol como combustível oferece diversas vantagens, incluindo menor custo, maior segurança operacional e menor impacto ambiental. O Brasil é pioneiro na utilização de etanol em motores foguetes, destacando-se no cenário internacional.
 
* Competitividade Internacional: Posicionará o Brasil entre os poucos países do mundo que possuem a tecnologia de motores foguetes a propulsão líquida, aumentando a competitividade do país no cenário espacial global.
 
* Inovação e Desenvolvimento: Estimulará a inovação no setor produtivo e na sociedade, capacitando empresas e pessoas, além de incentivar a participação de universidades e instituições de pesquisa.
 
Dentro dos avanços já alcançados tem-se:
 
* Manufatura e o recebimento do modelo de desenvolvimento da bomba de oxidante que também usa um dispositivo de balanceamento do conjunto rotativo;
 
* Ensaio de sobrevelocidade (spin test) do grupo rotativo da bomba de oxidante;
 
* Desenvolvimento de câmaras de empuxo de motores foguete a propelente líquido;
 
* Processo de brasagem da câmara de empuxo;
 
* Revisão do projeto da nova bomba de combustível;
 
* Modelamento CAD de componentescomponentes como: a câmara, o mancal e bomba criogênicos;
 
* Recebimento da primeira etapa do contrato do motor elétrico e inversor;
 
* Adequações da infraestrutura do Banco de Ensaios 20 kN;
 
* Aquisição do Forno de Brasagem.
 
Figura 1 - Conjunto rotativo da bomba de oxidante montado na caixa de rolamentos.
 
Figura 2 - Ensaio dos injetores.
 
Figura 3 - Forno que será adquirido para o projeto Motor L25.

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