A Missão Espacial BepiColombo Completou Com Sucesso o Seu Quarto Sobrevoo de Mercúrio

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (06/09), o portal Space Daily informou que a Missão BepiColombo da ESA/JAXA concluiu com sucesso o seu quarto dos seis sobrevoos assistidos pela gravidade em Mercúrio, capturando dados críticos e imagens de duas crateras de impacto distintas. Esses sobrevoos utilizam a gravidade de Mercúrio para orientar a espaçonave para sua chegada final em órbita ao redor do planeta em novembro de 2026.
 
De acordo com a nota do portal, a aproximação mais próxima ocorreu em 4 de setembro de 2024 às 23:48 CEST (21:48 UTC), com a BepiColombo passando a apenas 165 km da superfície do planeta. Esse foi o primeiro momento em que a espaçonave teve uma visão clara do polo sul de Mercúrio.
 
"O principal objetivo do sobrevoo foi reduzir a velocidade da BepiColombo em relação ao Sol, de modo que a espaçonave tenha um período orbital ao redor do Sol de 88 dias, muito próximo do período orbital de Mercúrio," disse Frank Budnik, Gerente de Dinâmica de Voo da BepiColombo. "Nesse sentido, foi um grande sucesso, e estamos exatamente onde queríamos estar neste momento. Mas também nos deu a chance de tirar fotos e realizar medições científicas, a partir de locais e perspectivas que nunca alcançaremos uma vez em órbita."
 
As três câmeras de monitoramento da BepiColombo capturaram vários ângulos da superfície de Mercúrio enquanto a espaçonave voava da 'lado escuro' do planeta para o lado iluminado pelo Sol. A câmera M-CAM 2 forneceu visões particularmente marcantes, revelando mais detalhes conforme a BepiColombo se movia para a luz do Sol. A M-CAM 3 contribuiu com uma imagem adicional de uma cratera recentemente nomeada.
 
Quatro minutos após a aproximação mais próxima, a espaçonave passou a visualizar uma grande bacia de anel de pico, Vivaldi, nomeada em homenagem ao compositor Antonio Vivaldi. Com 210 km de largura, esta cratera mostrou sombras impressionantes e uma lacuna em seu anel, indicando que fluxos de lava inundaram o fundo da cratera.
 
Logo depois, outra significativa bacia de anel de pico, recentemente nomeada Stoddart em homenagem à artista neozelandesa Margaret Olrog Stoddart, entrou em vista. Esta cratera, com 155 km de largura, possui potencial interesse para estudos futuros. "Quando estávamos planejando este sobrevoo, vimos que esta cratera seria visível e decidimos que valeria a pena nomeá-la devido ao seu potencial interesse para os cientistas da BepiColombo no futuro," disse o Professor David Rothery da Open University.
 
As câmeras de monitoramento da BepiColombo capturaram vistas valiosas dessas crateras, mostrando sinais da longa história de bombardeio do planeta por asteroides e cometas. Essas imagens fornecem uma prévia do trabalho científico que virá quando a BepiColombo entrar na órbita de Mercúrio em 2026.
 
Atualmente, os instrumentos científicos da espaçonave estão em operação parcial enquanto ela permanece em sua configuração de cruzeiro 'empilhada'. No entanto, eles estavam ativos durante este sobrevoo, coletando dados importantes sobre o ambiente magnético, plasma e de partículas que serão inacessíveis uma vez em órbita.
 
"BepiColombo é apenas a terceira missão espacial a visitar Mercúrio, tornando-o o planeta menos explorado do Sistema Solar interno," explicou Jack Wright, Pesquisador da ESA e coordenador da equipe de imagens M-CAM. "As imagens e os dados científicos coletados durante os sobrevoos oferecem um prelúdio intrigante para a fase orbital da BepiColombo, onde ajudará a resolver os mistérios pendentes de Mercúrio."
 
Após este quarto sobrevoo, a BepiColombo está programada para mais dois assistências pela gravidade em 1º de dezembro de 2024 e 8 de janeiro de 2025, alinhando ainda mais seu caminho para a inserção orbital ao redor de Mercúrio em novembro de 2026.
 
Todas as imagens M-CAM deste sobrevoo estarão disponíveis publicamente no Arquivo de Ciências Planetárias a partir de 13 de setembro de 2024.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários