Concurso AEB: Comissão da Agência Se Reunirá Para Início das Tratativas

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
No dia de ontem (03/09), o site 'QConcurso - Folha Dirigida', anunciou que uma Comissão da Piada Espacial (AEB) se reunirá para início das tratativas do já autorizado pelo governo novo concurso da Agencia.
 
De acordo com a nota do site, a Comissão do Concurso AEB foi formada no final de agosto e publicada oficialmente. Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, a AEB informou que o grupo ainda se reunirá para dar início às tratativas.
 
A portaria, divulgada no Diário Oficial da União, indica que o grupo cuidará dos trâmites administrativos. Entre eles, "fazer publicar o edital de abertura e os demais comunicados relativos ao concurso público".
 
O grupo é composto por cinco membros, todos servidores da AEB. Outro compromisso da comissão é, também, a elaboração do projeto básico, que costuma ser utilizado para a contratação da banca organizadora.
 
Oficialmente, a AEB ainda não revelou se foram definidos os prazos para a conclusão dessas etapas.
 
A portaria que autorizou o novo concurso AEB, por exemplo, prevê que o edital deverá ser publicado até fevereiro de 2025. Já as provas deverão ser realizadas dois meses após a divulgação do documento
 
(Foto: Governo Federal)
AEB tem concurso autorizado e comissão formada para novo edital.
 
Confira as demais atribuições da comissão que ficará responsável pelo concurso AEB:
 
* planejar todas as fases do concurso público;
 
* identificar os conhecimentos, habilidades e, quando for o caso, competências necessários ao exercício dos postos a prover;
 
* decidir sobre os tipos de prova e os critérios de avaliação mais adequados à seleção, em vista dos conhecimentos, habilidades e competências necessários;
 
* definir, com base nas atribuições dos postos, o conteúdo programático a ser avaliado;
 
* decidir sobre o uso de avaliação por títulos, se lei específica não a determinar, bem como sobre os títulos a serem considerados, em vista dos conhecimentos, habilidades e competências necessários;
 
* fazer publicar o edital de abertura e os demais comunicados relativos ao concurso público; e
 
* executar todas as fases do concurso.
 
Concurso AEB Terá 30 Vagas de Nível Superior
 
O Ministério da Gestão e Inovação autorizou a realização de um novo concurso AEB para o provimento de 30 vagas, nas seguintes carreiras de nível superior:
 
* analista de Ciência e Tecnologia: 15 vagas; e
 
* tecnologista: 15 vagas.
 
A AEB está vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o que faz com que as remunerações dos servidores estejam alinhadas com as de outras entidades do mesmo ministério.
 
Os ganhos são a soma do vencimento básico mais a Gratificação de Desempenho de Atividade de Ciência e Tecnologia (GDACT), que pode variar entre 80 e 100 pontos.
 
De acordo com a gratificação de 80 pontos, o salário inicial dos aprovados no concurso AEB será de R$8.431,89.
 
O servidor ainda poderá fazer jus aos valores da retribuição por titulação, o que elevará a remuneração, além do auxílio-alimentação de R$1 mil.
 
O último concurso da AEB foi realizado em 2014 pela Cetro. Na época, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas e de títulos.
 
Aproveitamos para agradecer publicamente ao nosso leitor Eugênio Preza (CEO da startup 'EP.SpaceBr'), pelo envio dessa matéria. 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

  1. Waldemar Costa Leite, servidor aposentado do IAE, disse em seu blog, que a adoção do RJU, foi a pior coisa que ocorreu no Serviço Público,modelo burocrático e engessado para contratar um Engenheiro, fora outros profissionais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário