A NASA Selecionou a Intuitive Machines Para Serviços de Comunicação e Navegação Lunar

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Intuitive Machines
A Intuitive Machines apresentou planos para uma rede de comunicação lunar que poderá ser utilizada pela NASA.
 
No dia de ontem (18/09), o portal SpaceNews noticiou que a NASA havia selecionado a Intuitive Machines para um contrato no valor de até 4,8 bilhões de dólares que visa fornecer serviços de comunicação e navegação na lua, a fim de apoiar a campanha de exploração lunar das Missões Artemis.
 
De acordo com a nota do portal, a NASA anunciou em 17 de setembro que concedeu um contrato à Intuitive Machines para apoiar sua Rede de Espaço Próximo, um sistema existente que fornece serviços de comunicação para missões da NASA em órbita da Terra e no espaço cislunar. O prêmio, formalmente conhecido como Serviços de Relé GEO para Cislunar Subcategoria 2.2, tem um valor máximo de 4,82 bilhões de dólares, caso todas as opções sejam exercidas.
 
O contrato de entrega indefinida e quantidade indefinida tem um período inicial base de cinco anos que começa em 1º de outubro, com a opção para um segundo período de cinco anos. A agência não divulgou quanto foi inicialmente comprometido sob o contrato.
 
A ordem de serviço inicial no contrato apoiará “a validação progressiva das capacidades/serviços de relé lunar” que a NASA pretende usar para apoiar Artemis. Esses serviços serão utilizados por missões de pouso lunar robóticas e tripuladas, além de outras espaçonaves, incluindo rovers lunares.
 
Essas capacidades, segundo a agência, reduzirão a dependência da Rede de Espaço Profundo. Essa rede de antenas, já sobrecarregada ao apoiar missões robóticas além do espaço cislunar, ficou ainda mais sobrecarregada ao apoiar o voo Artemis 1 em 2022, limitando o acesso para aquelas outras missões.
 
“Este contrato marca um ponto de inflexão na liderança da Intuitive Machines em comunicações e navegação espacial,” disse Steve Altemus, CEO da Intuitive Machines, em um comunicado. “Estamos felizes em fazer parceria com a NASA, como uma equipe, para apoiar a campanha Artemis e os esforços para expandir a economia lunar.”
 
Nem a NASA nem a Intuitive Machines forneceram detalhes sobre como a empresa fornecerá esses serviços além do uso de satélites em órbita lunar. A empresa já havia declarado anteriormente que estava trabalhando com a York Space Systems para desenvolver uma linha de satélites chamada Khon para fornecer esses serviços.
 
A NASA não divulgou imediatamente quantas propostas recebeu para este contrato. Várias empresas expressaram interesse em desenvolver serviços de relé lunar, trabalhando com a NASA ou com a iniciativa Moonlight da Agência Espacial Europeia.
 
Entre elas está a Surrey Satellite Technology Limited (SSTL), que está construindo a espaçonave Lunar Pathfinder como precursor do Moonlight. Essa espaçonave voará para a lua na segunda missão de pouso lunar da Firefly Aerospace, parte do programa de Serviços de Carga Útil Lunar Comercial da NASA, em 2026.
 
“Vamos precisar de mais de um sistema na economia lunar,” disse Sir Martin Sweeting, fundador e presidente executivo da SSTL, sobre sistemas de comunicação e navegação lunar durante um painel em 18 de setembro na World Space Business Week aqui, comparando-os a sistemas de navegação como GPS e Galileo. “No futuro, o que precisamos garantir é que haja interoperabilidade.”
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários