O GSI/PR Promoveu Esta Semana o 'Seminário Espaço em Pauta', Com o Tema 'Nova Era Espacial: Reflexões Sobre Geopolítica e Segurança'

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, no dia de ontem (19/09), o portal da nossa Piada Espacial (AEB) informou que a "Escola Superior de Defesa" realizou esta semana o seminário “Espaço em Pauta”,  evento este promovido pelo 'Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR)' que reuniu segundo a nota, especialistas para debater o futuro do Setor Espacial Brasileiro e o papel estratégico do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).
 
Kkkkkkkkkkkk. Discutir a Nova Era Espacial? Especialistas em que mesmo são esse milicos caros leitores? Não são eles os responsáveis pela criação deste desatino chamado ALADA e dessa castraste LEI GERAL DO ESPAÇO? Ora me deixe, um bando de oportunistas hipócritas que na verdade se reuniram para discutir os interesses da FAB, bem como também como a nossa Piada Espacial (AEB) pode se tornar uma parceira nesta jornada. O resto é conversa fiada jogada no ventilador.
 
Seminário Espaço em Pauta - Nova Era Espacial: Reflexões sobre Geopolítica e Segurança.
 
Mas vamos à notícia. Segundo o portal da agência, nos dias 17 e 18 de setembro, a Escola Superior de Defesa sediou o seminário "Espaço em Pauta", promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR). O evento reuniu autoridades civis e militares, além de especialistas no setor espacial, com o objetivo de fomentar diálogos construtivos e proporcionar uma compreensão atualizada sobre temas relacionados à geopolítica e à segurança nas atividades espaciais.
 
O seminário teve como tema central “Nova Era Espacial: Reflexões sobre Geopolítica e Segurança” e abordou questões como o Programa Espacial Brasileiro, geopolítica espacial, atuação de organismos internacionais, proteção de infraestruturas críticas, securitização do espaço e a educação como fator geopolítico. Esses tópicos foram debatidos como parte fundamental dos desafios e oportunidades que o Brasil enfrenta na era espacial atual. Participaram representantes de órgãos que integram o Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB), além de membros do Governo Federal, da academia, da indústria espacial nacional e da sociedade civil organizada.
 
O Diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB), Rodrigo Leonardi, ministrou uma palestra sobre o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). Em sua fala, Leonardi ressaltou a importância do PNAE como instrumento estratégico para a ampliação das capacidades do Brasil no setor espacial e destacou a necessidade de um planejamento contínuo e integrado com a indústria nacional e com as instituições de pesquisa.
 
“Apresentei uma visão geral do Programa Nacional de Atividades Espaciais, abordando sua definição, composição e expectativas, como uma contribuição da Agência Espacial Brasileira para o evento. Na sequência, tivemos a oportunidade de interagir com os participantes, promovendo um debate construtivo sobre o tema apresentado", declarou Leonardi.
 
Diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Rodrigo Leonardi.
 
A abertura do evento contou com discursos do Ministro do GSI/PR, General Marcos Antônio Amaro, e do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro. Ambos reforçaram o papel estratégico do setor espacial para o desenvolvimento nacional e a segurança do país.
 
Para o Secretário de Coordenação e Assuntos Aeroespaciais do GSI/PR, Brigadeiro do Ar Marcos Aurélio Vilela Valença, o seminário representou uma oportunidade valiosa de debate e reflexão sobre temas estratégicos de interesse nacional afetas ao espaço. “Reunimos renomados especialistas e catedráticos da comunidade espacial, como os representantes de nossa Agência Espacial Brasileira, para, em uma ótica multifacetada, viabilizar o aprofundamento e a ampliação de raciocínios e abordagens sobre assuntos relevantes e cruciais para nossa sociedade e para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro", afirmou.
 
O seminário "Espaço em Pauta" promoveu debates que alinham as perspectivas de segurança com o desenvolvimento tecnológico. A participação de especialistas de diferentes áreas demonstra a relevância do tema e a urgência de um planejamento estratégico para enfrentar os desafios da nova era espacial.
 
Especialistas debatem o futuro do setor espacial brasileiro e o papel estratégico do PNAE.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários