Professores Brasileiros Participam em Parnamirim (RN) de 'Capacitação em STEM', Durante a Realização do 'Workshop do Programa Limitless'

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segundo nota publicada ontem (02/09) no site da nossa piada espacial (AEB), Professores Brasileiros participaram de 27 e 30 de agosto de capacitação em STEM no Workshop do Programa Limitless, evento este que incluiu oficinas de foguetes, simulação de missão espacial e atividades práticas sobre o Sistema Solar.
 
Professores capacitados durante o Limitless.
 
De acordo com a nota do portal, o Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E), em Parnamirim (RN), recebeu, entre os dias 27 e 30 de agosto, o segundo workshop prático presencial dos professores participantes do Programa Limitless Global Educator Program (LGEP). A iniciativa faz parte das ações decorrentes do Protocolo de Intenções firmado entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) com o Limitless Space Institute e a IHS Towers, em fevereiro deste ano.
 
Durante o workshop, os professores participaram de diversas atividades práticas voltadas ao ensino de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com foco na área espacial. Um dos destaques foi a atividade em sala de aula sobre o Sistema Solar, onde os participantes criaram uma vela solar.
 
Os professores também participaram de oficinas de foguetes, sessões do planetário e de uma simulação de missão espacial no Espaço Marte, em colaboração com os monitores do CVT-E. Além disso, conduziram uma capacitação para 40 educadores de diversos municípios do Rio Grande do Norte, onde compartilharam as informações adquiridas durante o programa.
 
Professores participaram de atividades práticas.
 
Adriana Correa, coordenadora da Unidade Regional da AEB no Rio Grande do Norte (URRN), destacou a importância do evento para a região e o papel do CVT-E na formação de professores e estudantes. "Esse evento foi algo especial para nós. Recebemos diversos eventos aqui no Centro Vocacional Tecnológico, que conta com uma parceria com o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Esse projeto da Agência já realiza um trabalho de capacitação, principalmente voltado para STEM e para a área espacial. Então, era nosso foco."
 
Adriana também ressaltou o caráter internacional da capacitação, que ofereceu aos professores uma visão mais ampla da área espacial. "É especial porque é um evento internacional. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da área espacial fora do Brasil e agora estão tendo a experiência de conhecer o que é feito na área espacial brasileira."
 
Vanessa Simões, professora de Curitiba/PR e participante do programa, compartilhou sua experiência. Em julho, durante a primeira etapa do workshop, realizada em Houston, ela teve um experimento aprovado para ser enviado à Estação Espacial Internacional (ISS). "O Limitless tem mudado minha perspectiva de educação. A gente vê o quanto precisa avançar nas questões científicas e educacionais, o quanto precisa de investimento. Quando a gente entra em contato com pessoas de outro país, de outras regiões, vemos o quanto podemos crescer porque a gente vai trocando experiências e crescendo juntos e vai observando o que pode ser mudado, melhorado onde a gente está", afirmou Vanessa.
 
A Diretora-substituta de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da AEB, Aline Veloso, ministrou uma palestra sobre o Programa Espacial Brasileiro (PEB) e destacou o impacto positivo da parceria no fortalecimento do conhecimento em ciências e tecnologias espaciais entre professores da Educação Básica. "A iniciativa promove o intercâmbio entre docentes e cientistas de instituições de diversos países, enriquecendo os conhecimentos técnicos, educacionais e culturais que serão repassados aos estudantes brasileiros", disse.
 
Aline reforçou a relevância do ensino sobre o espaço e das tecnologias espaciais, essenciais para áreas como comunicação, previsão do tempo, monitoramento ambiental e segurança. "Ensinar sobre o espaço aos estudantes da Educação Básica é fundamental para inspirar novas gerações, estimular o pensamento crítico e preparar os jovens para os desafios científicos e tecnológicos do futuro", concluiu.
 
O evento foi finalizado com uma cerimônia de encerramento onde cada professor recebeu uma mensagem personalizada da diretora do Limitless Space Institute, Kaci Heins. Em seguida, cada participante foi presenteado com uma moeda simbólica e o certificado de conclusão, o que marcou oficialmente o término da capacitação e o início do papel dos professores como Embaixadores Limitless em suas comunidades.
 
O workshop reforça o compromisso do Programa Limitless em promover o ensino de ciências e tecnologias espaciais, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação transformadora que prepara as futuras gerações para os desafios do século XXI.
 
Capacitação da AEB e do Limitless em Natal.
 
👉Leia mais sobre o assunto:
 
 
 
 
Sobre o Limitless Space Institute
 
O Limitless Space Institute (LSI) é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é inspirar e educar a próxima geração a viajar para além do nosso Sistema solar e a pesquisar e desenvolver tecnologias capacitadoras. O LSI promove a busca de P&D relevante para a exploração do espaço profundo por meio dos seguintes programas que envolvem os alunos:
 
* P&D interno: pesquisa básica interna nos Laboratórios Eagleworks, próximos ao Johnson Space Center;
 
* P&D externo: financiamento direto de projetos de P&D liderados por acadêmicos por meio de concessões;
 
* P&D colaborativo: avanço da pesquisa em colaboração com parceiros universitários;
 
* Bolsas de estudo: concessão de bolsas para alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado;
 
* Educação sem limites: programação de desenvolvimento profissional de educadores internacionais, desenvolvimento de currículo de educação espacial, subsídios para o ensino fundamental e médio para iniciativas de educação STEM e divulgação da educação STEM.
 
Sobre a IHS Towers
 
A IHS Towers é uma empresa proprietária, operadora e desenvolvedora independentes de infraestrutura de comunicação compartilhada do mundo por número de torres. É uma multinacional independente de towercos com foco exclusivo nos mercados emergentes. 
 
A empresa tem quase 40.000 torres em seus 11 mercados, incluindo Brasil, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Egito, Kuwait, Nigéria, Peru, Ruanda, África do Sul e Zâmbia. Para obter mais informações, envie um e-mail para: communications@ihstowers.com.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários