Missão Polaris Dawn: SpaceX Lança Com Sucesso Missão Tripulada Completamente Civil Para a Primeira e Histórica Caminhada Espacial Privada

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Space Daily
O Polaris Dawn se separa do 2º estágio do Falcon enquanto inicia sua missão histórica.
 
No dia de ontem (10/10), o portal Space Daily noticiou que a SpaceX havia lançado com sucesso nesta mesma terça-feira (10) sua ousada Missão Polaris Dawn, uma expedição orbital de vários dias com uma tripulação civil de quatro membros para a primeira caminhada espacial por astronautas não profissionais.
 
De acordo com a nota do portal, a tripulação, liderada pelo CEO da Shift4 Payments, Jared Isaacman, também tem o objetivo de voar mais fundo no espaço do que qualquer outra missão tripulada em mais de meio século, alcançando uma altitude máxima de 870 milhas (1.400 quilômetros).
 
"Decolagem do Polaris Dawn!" disse a SpaceX no X, acompanhada de uma foto da decolagem.
 
O destaque da missão será a primeira caminhada espacial composta inteiramente por não profissionais, que estarão usando elegantes, recém-desenvolvidos trajes extraveiculares (EVA) da SpaceX equipados com displays montados no capacete, câmeras de capacete e um avançado sistema de mobilidade das articulações.
 
Aplausos irromperam pelo centro de controle da missão quando a cápsula Dragon se separou com sucesso do motor principal e as primeiras vistas da Terra começaram a aparecer.
 
"A tripulação do Polaris Dawn agora está em Gravidade Zero!" escreveu a SpaceX no X minutos depois, enquanto a tripulação experimentava seu primeiro contato com a gravidade zero.
 
No primeiro dia de sua missão, a espaçonave viajará tão alto que entrará brevemente no cinturão de radiação de Van Allen, uma região repleta de partículas carregadas de alta energia que podem representar riscos à saúde humana ao longo de períodos prolongados.
 
A missão foi adiada várias vezes, inicialmente devido a um problema técnico com a torre de lançamento e, em seguida, devido a restrições meteorológicas.
 
A cápsula Crew Dragon não acoplará à Estação Espacial Internacional, razão pela qual o tempo precisou ser favorável tanto durante o lançamento quanto na fase de retorno, cerca de seis dias após a decolagem.
 
Preparação de Dois Anos
 
Isaacman não revelou o total investido no projeto, embora relatos sugiram que ele pagou cerca de 200 milhões de dólares pela missão SpaceX Inspiration4 em setembro de 2021, a primeira missão orbital inteiramente civil.
 
Completando a equipe estão o piloto da missão Scott Poteet, um coronel aposentado da Força Aérea dos EUA; a especialista da missão Sarah Gillis, engenheira principal de operações espaciais na SpaceX; e a especialista da missão e oficial médica Anna Menon, também engenheira principal de operações espaciais na SpaceX.
 
O quarteto passou mais de dois anos em treinamento para a missão histórica, acumulando centenas de horas em simuladores, bem como em saltos de paraquedas, treinamento em centrifuga, mergulho com escafandro e escalada de um vulcão equatoriano.
 
O Polaris Dawn está programado para ser a primeira de três missões sob o programa Polaris, uma colaboração entre Isaacman, o fundador da empresa de tecnologia Shift4 Payments, e o bilionário Elon Musk da SpaceX.
 
Também na lista de tarefas estão testes de comunicação por satélite a laser entre a espaçonave e o Starlink, constelação de satélites de internet da SpaceX com mais de 6.000 unidades, na tentativa de aumentar a velocidade das comunicações espaciais, e a realização de 36 experimentos científicos.
 
Entre eles, testes com lentes de contato incorporadas com microeletrônica para monitorar continuamente mudanças na pressão e na forma dos olhos.
 
Entretanto, se os nossos entusiastas não puderm por uma razão ou outra acompanhar ao vivo o lançamento dessa missão histórica, nossa sugestão é que revejam em português pelos links abaixo do 'Canal AstroAnimatorVFX', do nosso amigo Christiano Brandão, ou pelo 'Canal HOMEM NO ESPAÇO', do nosso também amigo Junior Miranda. Não percam a chance de assistir a esse histórico momento da astronáutica estadunidense.
 

 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários