A Sonda Solar Parker da NASA Se Prepara Para o Seu Último Sobrevoo de Vênus

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (11/09), a portal Space Daily informou que a Parker Solar Probe da NASA realizou uma breve manobra em 26 de agosto que manteve a sonda no curso para o sétimo e último sobrevoo planejado de Vênus em 6 de novembro.
 
De acordo com a nota do portal, operando com comandos pré-programados, a Parker acionou seus pequenos propulsores direcionais por cerca de 17 segundos, alterando sua velocidade em menos de uma milha por hora, e ajustando sua trajetória para ficar cerca de 386 milhas (593 quilômetros) mais próxima de um ponto de aproximação alvo, a aproximadamente 240 milhas (380 quilômetros) acima da superfície venusiana. A equipe de operações da missão no Laboratório de Física Aplicada da Johns Hopkins (APL) em Laurel, Maryland, onde a Parker foi projetada e construída, monitorou a atividade através da estação de antena da Rede de Espaço Profundo da NASA em Goldstone, Califórnia.
 
Yanping Guo, gerente de design e navegação da missão Parker Solar Probe no APL, disse que o posicionamento e o tempo precisos são críticos para os sobrevoos de Vênus, nos quais a Parker utiliza a gravidade do planeta para ajustar sua órbita ao redor do Sol. O próximo sobrevoo será mais próximo de Vênus do que os seis assistências gravitacionais anteriores, e será a peça final do design da missão que levará a Parker a ficar a apenas 3,8 milhões de milhas da superfície do Sol - a menor distância que a sonda chegará da nossa estrela.
 
"O Vênus 7 é a assistência gravitacional crítica para que a Parker Solar Probe eventualmente alcance sua distância mínima do Sol," disse Guo, acrescentando que a equipe provavelmente realizará uma manobra adicional, menor, no final de outubro ou início de novembro - após o encontro solar da missão em 30 de setembro - para ajustar o caminho da sonda em direção a Vênus.
 
Após o sobrevoo de Vênus, a Parker fará a primeira de pelo menos três passagens planejadas a essa distância sem precedentes - enquanto passa pelo Sol a uma velocidade recorde de 430.000 milhas por hora - em 24 de dezembro de 2024.
 
A Parker Solar Probe está atualmente em sua 21ª órbita, prestes a iniciar um encontro científico que culminará em 30 de setembro de 2024, com uma aproximação próxima (conhecida como periélio) a cerca de 4,51 milhões de milhas (7,26 milhões de quilômetros) da superfície solar.
 
Acompanhe a jornada da sonda pelo sistema solar interno no site da Parker Solar Probe do APL aqui.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários