A Espaçonave Starliner da Boeing Deverá Retornar à Terra 'Sem Tripulação' no Dia de Hoje (06/09)

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de hoje (06/09), o portal Space Daily confirmou que a Espaçonave Starliner da Boeing, que tem enfrentado diversos problemas, deverá finalmente partir da Estação Espacial Internacional (ISS) nesta sexta-feira (06), retornando assim à Terra sem astronautas após a NASA considerar que o risco era muito grande.
 
De acordo com a nota do portal, a reputação do gigante aeroespacial centenário sofreu um grande golpe devido a falhas nos propulsores e vazamentos de hélio que a espaçonave encontrou em sua subida para o posto orbital em junho, além da decisão subsequente da agência espacial dos EUA de enviar sua tripulação de volta em uma espaçonave rival, a SpaceX Crew Dragon, no próximo ano.
 
Uma viagem de retorno tranquila e sem incidentes é crucial não apenas para recuperar um pouco de prestígio, mas também para as perspectivas da Boeing de obter a certificação para voar com astronautas no futuro.
 
A Starliner se desacoplará autonomamente da estação espacial por volta das 18h04, horário do Leste (22h04 GMT), pousando no White Sands Space Harbor, no Novo México, aproximadamente às 04h03 GMT.
 
A NASA optou por trazer a espaçonave de volta sem os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, apesar das garantias da Boeing sobre um voo seguro.
 
A empresa realizou extensos testes em solo que visavam replicar os problemas técnicos que a espaçonave havia enfrentado em sua ascensão e elaborou planos para evitar mais problemas.
 
No entanto, a Boeing não conseguiu convencer a NASA de que poderia ser confiável para trazer o par de volta, que originalmente deveria ficar na ISS por cerca de uma semana enquanto testava a Starliner, mas agora permanecerá lá até fevereiro.
 
"Boeing acreditava no modelo que haviam criado, que tentava prever a degradação dos propulsores para o restante do voo", disse Steve Stich, gerente do programa Commercial Crew da NASA, aos repórteres esta semana.
 
Mas "a equipe da NASA, devido à incerteza na modelagem, não conseguiu se sentir confortável com isso", acrescentou, caracterizando o clima durante as reuniões como "tenso".
 
Decisões Sobre Certificação Virão
 
Após o desacoplamento, a Starliner realizará uma poderosa "queima de saída" que a afastará bem da estação para evitar qualquer chance de colisão — uma manobra que teria sido desnecessária se houvesse tripulação a bordo que pudesse assumir o controle manual da espaçonave se necessário.
 
No geral, a expectativa é que a Starliner execute com sucesso seu pouso assistido por paraquedas e airbags — assim como ocorreu em dois testes anteriores não tripulados em 2019 e 2022.
 
No entanto, as equipes de solo irão estudar de perto todos os aspectos de seu desempenho, particularmente os propulsores problemáticos durante a crucial "queima de desorbitamento" que traz a espaçonave de volta através da atmosfera da Terra.
 
Stich enfatizou que a NASA está focada em completar as tarefas imediatas.
 
"Quando fizermos isso, teremos uma melhor compreensão de quando poderemos certificar a espaçonave e quando poderemos retomar os voos", disse ele.
 
A NASA concedeu à Boeing e à SpaceX contratos de bilhões de dólares há uma década para desenvolver espaçonaves para transportar astronautas para e da ISS, após a aposentadoria do Space Shuttle.
 
No entanto, a SpaceX de Elon Musk superou a Boeing, conseguindo voar com sucesso com dezenas de astronautas desde 2020.
 
Caros entusiastas do espaço, a separação da Espaçonave Starliner da Estação Espacial Internacional (ISS) está programada para ocorrer de forma autônoma às 19h04 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 6 de setembro. Para que vocês possam acompanhar esse momento histórico ao vivo em português, oferecemos duas excelentes opções: o 'Canal AstroAnimatorVFX', do nosso amigo Christiano Brandão, diretamente da Austrália, e o 'Canal HOMEM NO ESPAÇO', do nosso também amigo Junior Miranda. Não percam a chance de assistir a essa emocionante transmissão pelos links abaixo!


 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários