A 'Leidos' Substitui a 'Lockheed Martin' na Equipe de Desenvolvimento da 'Lunar Outpost' no Projeto do Rover Artemis
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: Lunar Outpost
A 'Lunar Outpost' revisou o design do rover Lunar Dawn que está desenvolvendo para a NASA após a saída da Lockheed Martin da equipe que trabalhava nele. |
No dia de ontem (25/09), o portal SpaceNews noticiou que, a Lunar Outpost, uma das três empresas que ganharam contratos da NASA no início deste ano para iniciar o trabalho de design em rovers lunares para Artemis, adicionou a Leidos à sua equipe após a separação da Lockheed Martin.
De acordo com a nota do portal, a Lunar Outpost, baseada no Colorado, anunciou em 24 de setembro que a Leidos se juntou à sua equipe Lunar Dawn, que está projetando um rover para o programa de Serviços de Veículos de Terreno Lunar (LTV) da NASA. A Lunar Outpost foi uma das três empresas, ao lado da Astrolab e da Intuitive Machines, selecionadas pela NASA em abril para contratos na primeira fase do programa.
A Leidos fornecerá sua experiência em fatores humanos, além de áreas como garantia de missão e engenharia de sistemas. “A segurança dos astronautas é nossa prioridade número um ao construir nosso veículo, e estamos empolgados por ter o líder da indústria em design centrado no ser humano em nossa equipe”, disse Forrest Meyen, gerente do programa Lunar Dawn na Lunar Outpost, em um comunicado.
Esse comunicado listou os outros membros da equipe Lunar Dawn: General Motors, Goodyear e MDA Space. Notavelmente ausente estava a Lockheed Martin, que a Lunar Outpost havia descrito como seu “parceiro principal” no rover quando ganhou o contrato da NASA em abril. O site do Lunar Dawn também não listou a Lockheed Martin como parceira.
Em uma entrevista no dia 25 de setembro, Justin Cyrus, CEO da Lunar Outpost, confirmou que a Lockheed Martin não está mais envolvida no projeto do rover. “Não conseguimos chegar a um acordo durante a negociação dos termos e condições da declaração de trabalho para este contrato”, disse ele.
Ele não detalhou os problemas específicos que levaram as empresas a se separarem. “Ainda achamos que a Lockheed Martin é uma ótima empresa”, afirmou. “No entanto, não era um bom ajuste para nós ou para eles trabalharem juntos como parte deste contrato.”
Cyrus disse que as empresas decidiram se separar cerca de três meses atrás, embora nenhuma das partes tenha confirmado isso publicamente até agora. Após essa decisão, a Lunar Outpost começou a conversar com a Leidos sobre a possibilidade de se juntar ao Lunar Dawn. Ele afirmou que as empresas esperaram para anunciar a parceria até que a documentação estivesse completa.
A Leidos não é um substituto direto da Lockheed Martin no projeto do rover. “A Leidos está trazendo seu próprio conjunto específico de capacidades para a equipe Lunar Dawn”, disse ele, com os papéis que a Lockheed teria desempenhado sendo redistribuídos entre as outras empresas envolvidas.
Crédito: Lockheed Martin
Uma ilustração anterior do rover Lunar Dawn, lançada em abril, quando a Lockheed Martin era o “parceiro principal” da Lunar Outpost. |
A saída da Lockheed também significa mudanças no próprio rover. Novas ilustrações do rover, divulgadas pela Lunar Outpost, revelam mudanças significativas em comparação com a ilustração que a Lunar Outpost lançou em abril, quando ganhou o contrato da NASA. As alterações, segundo Cyrus, refletem a remoção da propriedade intelectual da Lockheed do design.
“Este rover não possui nenhuma propriedade intelectual da Lockheed Martin. É apenas propriedade intelectual da Lunar Outpost”, disse ele. “Passamos por um esforço bastante detalhado para garantir que nada sobrasse do trabalho com a Lockheed Martin.”
A Lunar Outpost não está divulgando detalhes sobre o design revisado, embora Cyrus tenha afirmado que a empresa compartilhará mais informações nos próximos meses. Ele acrescentou que o design atende ou excede os requisitos da NASA para o programa LTV, e que não houve “muita reestruturação” no contrato devido à mudança nas empresas envolvidas.
A Leidos havia sido anteriormente uma concorrente no programa LTV, oferecendo um design diferente que não foi selecionado pela NASA. A equipe Lunar Dawn está considerando incorporar alguns elementos não especificados desse design ao rover. “Existem algumas coisas sendo avaliadas desse design anterior da Leidos”, disse Cyrus. “Não está fora de questão que algo possa ser incluído à medida que avançamos nesse processo.”
Apesar da mudança nas empresas envolvidas, ele afirmou que a equipe está progredindo bem no contrato LTV. Isso incluiu a conclusão recente de uma revisão de requisitos do sistema e de design do sistema. A equipe está entregando um modelo estático do rover ao Johnson Space Center esta semana, onde o escritório da tripulação irá testá-lo e fornecer feedback sobre interfaces e usabilidade.
Esta fase inicial do contrato vai amadurecer os designs das três empresas selecionadas até o nível de revisão do design preliminar. A NASA planeja, então, solicitar propostas para a próxima fase que apoiará o desenvolvimento do rover e sua entrega à Lua. Enquanto a NASA selecionou dois ou mais fornecedores para outros contratos de serviços, os oficiais da agência confirmaram neste verão que selecionarão apenas uma única empresa para essa próxima fase, citando orçamentos limitados.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário