O Lançamento Bem Sucedido do 'Foguete Chinês Jielong-3' de Uma Plataforma Martitima, Colocou 8 Satélites em Órbita

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: China Rocket
O quarto Jielong-3 decolou de um navio convertido ao largo da costa de Haiyang, em 24 de setembro (UTC), 2024.
 
No dia de ontem (24/09), o portal SpaceNews informou que a China lançou seu Quarto Foguete Jielong-3 (Dragão Inteligente-3) de uma plataforma marítima na noite de segunda-feira (23), colocando oito satélites de sensoriamento remoto em órbita solar-síncrona.
 
De acordo com a nota do portal, o Quarto Jielong-3 decolou às 22h31 (horário da costa leste dos EUA) em 23 de setembro (02h31 UTC, 24 de setembro) de uma plataforma marítima especialmente convertida ao largo da cidade de Haiyang, na província oriental de Shandong.
 
A China Rocket, uma subsidiária da CASC, principal contratante estatal do país para atividades espaciais, anunciou os carregamentos da missão após o sucesso do lançamento. O lançamento foi uma missão de compartilhamento de carona e contou com uma diversidade de satélites e clientes.
 
A bordo do lançamento estavam o Tianyi-41 para a Spacety, os Xingshidai-15, -21 e -22, desenvolvidos pela ADA Space (Chengdu Guoxing Aerospace Technology Co., Ltd.), em colaboração com vários parceiros tecnológicos; o Fudan-1, um satélite de observação da Terra para a Universidade Fudan; o Tianyan-15 (Final Frontier-1 (01)), desenvolvido pela Final Frontier (Zuijian Qianyuan Aerospace Technology Co., Ltd.); e o Yuxing-2 (05) para a Beijing Aerospace Yuxing Technology Co., Ltd., um satélite de sensoriamento remoto. O carregamento final foi o Jitian Star A-01 para a Jitian Xingzhou, baseada em Suzhou.
 
Um desses carregamentos, provavelmente o Yuxing-2 (05), também é conhecido como Luojia-4 (01) e foi desenvolvido pela HITSAT, de Harbin, em colaboração com a Universidade de Wuhan. Muitos satélites chineses têm mais de um nome devido a patrocínios ou colaborações, permitindo que sirvam a múltiplos projetos simultaneamente.
 
O Jielong-3 é um foguete de quatro estágios, com aproximadamente 31 metros de comprimento, um peso de 140 toneladas no lançamento e capacidade de carga de 1.500 kg para uma órbita solar-síncrona de 500 km.
 
O porto espacial Dongfang foi desenvolvido para oferecer novas oportunidades de lançamento comercial, proporcionando a flexibilidade de lançamentos marítimos. O primeiro lançamento, em 2019, envolveu um foguete sólido Long March 11.
 
Desde então, o porto recebeu lançamentos do Jielong-3, Ceres-1 e Gravity-1. No futuro, ele pode receber lançadores de propelente líquido e opera sob a jurisdição do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, no norte da China.
 
A China Rocket foi fundada em 2016 como parte das ambições da CASC de comercializar serviços de lançamento espacial. É também parte de um esforço mais amplo para o lançamento comercial na China.
 
O lançamento foi o 44º da China em 2024. Ele ocorreu após uma série de lançamentos em 20 de setembro, envolvendo os foguetes Long March 2D e Kuaizhou-1A, lançados dos portos espaciais de Taiyuan e Xichang, respectivamente. A CAS Space, uma subsidiária da Academia Chinesa de Ciências, deve lançar um foguete sólido Lijian-1—semelhante em dimensões e capacidades ao Jielong-3—mais tarde em 24 de setembro.
 
A CASC declarou no início deste ano que planejava realizar cerca de 70 lançamentos no total, com empresas comerciais planejando mais 30. Até agora, os players comerciais lançaram apenas sete vezes, enquanto a CASC realizou 38 lançamentos, incluindo os do Jielong-3.
 
Em um comunicado de 24 de setembro, a CASC disse que planeja realizar mais de 20 lançamentos até o final do ano, incluindo as missões tripuladas Shenzhou-19 e as de carga Tianzhou-8 para a estação espacial Tiangong.
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários