Equipe de Astronautas da 'Missão Polaris Dawn' da SpaceX Se Prepara Para Histórico Passeio Espacial Privado. Fiquem Atentos!
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia de hoje (12/09), o portal Space Daily anunciou que a Equipe da Missão Polaris Dawn da SpaceX está se preparando para realizar nesta quinta-feira (12) o histórico primeiro passeio espacial privado. Fiquem atentos!
Segundo a nota do portal, após se aventurar mais profundamente no espaço do que qualquer humano nos últimos cinquenta anos, uma equipe pioneira privada está prestes a fazer história nesta quinta-feira com o primeiro passeio espacial realizado por astronautas não profissionais.
A missão SpaceX Polaris Dawn, liderada pelo bilionário de fintech Jared Isaacman, foi lançada na terça-feira cedo do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, alcançando uma altitude máxima de 870 milhas (1.400 quilômetros).
Isso é mais de três vezes a altura da Estação Espacial Internacional, em uma região do espaço chamada de cinturão de radiação Van Allen interno — uma zona repleta de partículas perigosas e de alta energia.
Agora, com a órbita elíptica da espaçonave Dragon reduzida a um ponto baixo de aproximadamente 120 milhas e um ponto alto de 430 milhas, a equipe de quatro pessoas está se preparando para o ponto central da missão: uma audaciosa atividade extraveicular (EVA) programada para às 0958 GMT desta quinta-feira, com uma janela de reserva na sexta-feira.
A SpaceX adiou o horário por algumas horas na manhã de quinta-feira, sem explicar o motivo. Está planejando uma transmissão ao vivo do evento, que começará cerca de uma hora antes, em seu site.
Um Pouco de Dança
Antes da abertura do escotilha, a equipe completará um processo de "pré-respiração" para remover o nitrogênio do sangue, prevenindo a doença de descompressão causada por bolhas de nitrogênio. A pressão da cabine será então gradualmente reduzida para igualar a do espaço.
Após a abertura, Isaacman e a companheira de tripulação Sarah Gillis, uma engenheira da SpaceX, se revezarão espiando de uma estrutura anexada à escotilha chamada "Skywalker", equipada com apoios para as mãos e os pés.
"Vai parecer que estamos fazendo um pouco de dança", brincou Isaacman durante uma recente coletiva de imprensa.
Na realidade, eles estarão testando estresse os trajes de próxima geração da SpaceX, que possuem displays de cabeça para baixo, câmeras de capacete e sistemas de mobilidade articular aprimorados.
No entanto, eles não flutuarão com um cabo como os primeiros viajantes espaciais, como o cosmonauta soviético Alexei Leonov ou Ed White da NASA em 1965. Em vez disso, eles se agarrarão à espaçonave enquanto ela orbita a Terra a aproximadamente 28.000 km/h.
Como a cápsula Crew Dragon não possui uma câmara de ar, toda a equipe estará exposta ao vácuo do espaço durante o passeio espacial, que durará cerca de duas horas. Após o fechamento da escotilha, a cabine será repressurizada e os níveis de oxigênio e nitrogênio retornarão ao normal.
O piloto da missão, Scott Poteet, e a engenheira da SpaceX, Anna Menon, monitorarão os sistemas vitais de suporte durante a atividade, enquanto Isaacman e Gillis devem passar cerca de 15 a 20 minutos parcialmente fora da nave.
"O risco é maior do que zero, isso é certo, e certamente é maior do que qualquer coisa que tenha sido realizada comercialmente", disse o ex-administrador da NASA, Sean O'Keefe, à AFP.
"Este é outro evento importante na marcha em direção à comercialização do espaço para transporte", acrescentou, comparando os membros da tripulação aos primeiros aviadores que abriram caminho para o voo aéreo moderno.
Primeiro de Três Missões Polaris
Todos os quatro passaram mais de dois anos de treinamento em preparação para a missão histórica, registrando centenas de horas em simuladores, além de saltos de paraquedas, treinamento em centrífuga, mergulho autônomo e escalada em um vulcão equatoriano.
Além do passeio espacial, a equipe testará comunicações via satélite baseadas em laser entre a espaçonave e a vasta constelação de satélites Starlink.
Eles também realizarão 36 experimentos científicos, incluindo testes com lentes de contato com microeletrônica embutida para monitorar mudanças na pressão e na forma dos olhos no espaço.
A Polaris Dawn é a primeira de três missões sob o programa Polaris, uma colaboração entre Isaacman e a SpaceX.
Os termos financeiros da parceria permanecem em sigilo, mas Isaacman, fundador e CEO da Shift4Payments, de 41 anos, teria investido US$ 200 milhões de sua fortuna para liderar a missão orbital SpaceX Inspiration4, totalmente civil, em 2021.
A missão final Polaris visa ser o primeiro voo tripulado do Starship da SpaceX, um protótipo de foguete de próxima geração que é fundamental para as ambições do fundador Elon Musk de colonizar Marte.
Caso os nossos entusiastas se decidam por acompanhar esse primeiro e histórico spacerwalk, nossa sugestão é que acompanhe pelos links abaixo do 'Canal AstroAnimatorVFX', do nosso amigo Christiano Brandão, diretamente da Austrália, ou pelo 'Canal HOMEM NO ESPAÇO', do nosso também amigo Junior Miranda. Não percam a chance de assistir a esse histórico momento da astronáutica estadunidense.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário