A Shamal Space Conversou Com o Lider do 'Capital Rocket Team' da UnB, Para Discutir Uma Possível Colaboração no Desenvolvimento de Foguetes de Sondagem

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
No dia de hoje (24/09), o Sr. Gilberto Damasceno, CEO da startup espacial brasileira SHAMAL SPACE, membra da Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB), publicou em sua página pessoal no LINKEDIN a seguinte nota abaixo bem curiosa:
 

TRADUÇÃO:
 
Ótimo bate-papo meet-n-greet ontem com Vinicius Dionisio, o líder do Capital Rocket Team, para discutir sobre a colaboração conjunta com SHAMAL SPACE no desenvolvimento de pequenos veículos de sondagem de lançamento visando aplicações espaciais privadas / comerciais.
 
Capital Rocket Team é uma equipe da Universidade de Brasília focada no desenvolvimento de foguetes de propulsão híbrida
 
As áreas de desenvolvimento do Capital Rocket Team:
 
AERODINÂMICA
 
Trajectória
Estabilidade
CFD (Dinâmica de Fluidos Computacional)
Design de superfície aerodinâmica
 
ESTRUTURAS
Análise estrutural
Seleção de materiais
CAD (Projeto Auxiliado por Computador)
Construção da fuselagem, plataforma de lançamento e suporte de propulsão
 
PROPULSÃO
 
Balística Interna
Sistema de alimentação
Estruturas
 
RECUPERAÇÃO
 
Sistema de ejeção de pára-quedas
Design de pára-quedas
Garanta um pouso suave, mantendo a integridade da estrutura
 
AVIÔNICA
 
Controle de válvula
Telemetria
Ativação do sistema de recuperação
 

Todos que acompanham o BS sabem quantas vezes alertamos nossos entusiastas sobre a importância fundamental de um 'Programa de Microgravidade' ativo e contínuo para o desenvolvimento de qualquer Programa Espacial. Infelizmente, no Brasil, os lançamentos de balões científicos praticamente desapareceram, e  embora exista um programa de Microgravidade baseado em foguetes suborbitais, coordenado pela nossa Piada Espacial (AEB), pouco progresso foi feito nas últimas décadas, o que enfraqueceu essa que poderia ser uma grande iniciativa.

Pois então, através dessa notícia da SHAMAL abre-se aqui uma boa oportunidade de tentar quem sabe em breve mudar esse triste cenário. Contudo, ainda não temos certeza se a Capital Rocket Team (Grupo de Foguete da UnB) já alcançou a maturidade legal, organizacional e tecnológica necessária para fabricar em escala foguetes comerciais competitivos, que permitam aos clientes da SHAMAL testarem seus produtos no espaço. Vamos aguardar e torcer.

 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários