Editor-Chefe do BS Visita o Novo Planetário de Salvador. Veja Como Foi

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
No dia 10 de setembro, o editor-chefe do Blog Brazilian Space (BS), o Prof. Rui Botelho, visitou o novo Planetário de Salvador-BA. O planetário está situado no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Confira abaixo o vídeo dessa visita!
 
 
Sobre o Planetário da UFBA:
 
O Planetário da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi inaugurado em 2024, no campus de Ondina, em Salvador. Esse é o primeiro planetário de Salvador e um importante marco para a educação científica na região. Ele foi projetado para promover a divulgação científica, especialmente no campo da astronomia, sendo uma ferramenta valiosa tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público em geral.
 
O equipamento é resultado de uma importante iniciativa público-privada que teve origem em uma proposta feita à universidade pelo Sr. Lacerda Britto, advogado, astrônomo amador e entusiasta da astronomia. Através da Associação dos Astrônomos Amadores da Bahia (AAAB), Britto promoveu a revitalização dessa instituição, que estava com suas atividades estagnadas, e viabilizou o projeto do planetário.
 
O planetário conta com tecnologia moderna, incluindo projeção digital em uma cúpula imersiva, o que permite simular o céu noturno, planetas, estrelas e diversos eventos astronômicos de forma altamente realista. Além disso, o espaço é multifuncional, podendo ser utilizado para projeções didáticas, apresentações de vídeos educativos e eventos culturais.
 
Além do espaço de projeção o lobby do planetário conta com uma balança que mede o peso das pessoas em todos os principais corpos celestes do nosso sistema solar (única do seu tipo no mundo), uma réplica ultra-realista, em escala real, do meteoro de Bedengó e amostra de telescópios e lunetas que são usados nas observações do céu abertas ao público, já no período da noite, após as últimas sessões de projeção.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários