Astronautas da 'Missão Polaris Dawn' Realizaram Com Sucesso o Spacewalk Previsto
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: Transmissão ao vivo da SpaceX
O comandante da Polaris Dawn, Jared Isaacman, sai da espaçonave Crew Dragon em uma caminhada espacial no dia 12 de setembro. |
Como já se esperava, no dia de ontem (12/09), o portal SpaceNews noticiou que dois astronautas da 'Missão Polaris Dawn' realizaram no mesmo dia (12) o primeiro 'Spacewalk' em uma missão não governamental, quando sairam brevemente de sua espaçonave Crew Dragon.
De acordo com a nota do portal, Jared Isaacman, comandante da equipe de quatro pessoas, saiu da escotilha na parte frontal da cápsula por volta das 6h52 (horário do leste dos EUA). Usando um conjunto de apoios e trilhos chamados de “skywalker” pela SpaceX, ele testou a mobilidade do traje extraveicular (EVA) projetado pela SpaceX enquanto estava na escotilha.
“Parabéns ao grande esforço da equipe que nos trouxe até este ponto. Sabemos que é apenas o começo”, disse ele pouco antes de retornar para dentro da espaçonave.
Ele retornou à cabine da Dragon cerca de oito minutos depois. A especialista em missões Sarah Gillis então saiu da escotilha às 7h05 (horário do leste dos EUA), também passando cerca de oito minutos na escotilha realizando testes semelhantes de mobilidade do traje.
Nenhum dos astronautas relatou problemas significativos com os trajes, que demonstraram como poderiam se mover. Como planejado, nenhum dos astronautas flutuou livremente fora da espaçonave, mantendo-se preso ao skywalker enquanto estavam na escotilha.
O Spacewalk foi o ponto alto da missão de cinco dias que foi lançada dois dias antes, testando os novos trajes espaciais. O EVA também exigiu modificações na Dragon para permitir que a cabine fosse despressurizada e posteriormente repressurizada.
Isaacman saiu da escotilha cerca de 40 minutos depois que a SpaceX deu início à caminhada espacial, com base em quando os quatro membros da equipe ativaram seus trajes. Os outros dois membros da equipe, o piloto Kidd Poteet e a especialista em missões Anna Menon, também usaram os trajes EVA porque a cabine estava despressurizada, mas permaneceram na cabine. Assim que Gillis retornou para dentro, ela fechou a escotilha e a cabine foi repressurizada.
A preparação para a caminhada espacial começou logo após o Crew Dragon atingir a órbita. As pressões da cabine diminuíram lentamente e as concentrações de oxigênio aumentaram, permitindo que a equipe se ajustasse às pressões mais baixas nos trajes.
Nas aproximadamente 48 horas entre o lançamento da Polaris Dawn e a caminhada espacial, a espaçonave Crew Dragon alcançou um marco de altitude quando a espaçonave manobrou cerca de 15 horas após o lançamento, elevando seu apogeu para aproximadamente 1.400 quilômetros. Essa é a maior altitude para uma espaçonave tripulada em órbita terrestre e a maior altitude para uma missão tripulada desde que a Apollo 17 foi à lua em 1972.
A Crew Dragon passou seis órbitas nesse apogeu mais alto antes de reduzir para cerca de 700 quilômetros para a caminhada espacial. A equipe também tem conduzido pesquisas enquanto está em órbita, o que continuará durante o restante da missão de cinco dias.
No caso de algum dos nossos entusiastas não tenha acompanhado esse primeiro e histórico spacewlak, nossa sugestão é que acompanhe pelos links abaixo do 'Canal AstroAnimatorVFX', do nosso amigo Christiano Brandão, ou pelo 'Canal HOMEM NO ESPAÇO', do nosso também amigo Junior Miranda. Não percam a chance de assistir a esse histórico momento da astronáutica estadunidense.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário