A 'Espaçonave Dragon Crew' da SpaceX Atracou com Sucesso na 'ISS' Para Trazer de Volta Para Casa os Astronautas da 'Espaçonave Starliner' em Fevereiro do Próximo Ano
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: Space Daily
No dia de hoje (30/09), o portal Space Daily informou que uma equipe de astronautas que trará de volta em fevereiro de 2025 os dois astronautas presos na Estação Espacial Internacional (ISS) atracou com este laboratório orbital no domingo (29), conforme mostrado em uma transmissão ao vivo da missão.
De acordo com a nota do portal, o Foguete Falcon 9 decolou às 13h17 (1717 GMT) do Cabo Canaveral, Flórida, no sábado, com a Missão Crew-9 a bordo de uma espaçonave Dragon Crew, fazendo contato com a ISS às 17h30 no domingo.
Após a conclusão da atracação, o astronauta da NASA Nick Hague e o cosmonauta russo Alexander Gorbunov entraram na estação logo após as 19h, abraçando seus colegas flutuantes.
"Eu só quero dizer bem-vindos aos nossos novos compadres do Dragon Freedom", disse a comandante da estação, Suni Williams, que é um das duas astronautas presas.
"Alex, bem-vindo à Estação Espacial Internacional, e Nick, bem-vindo de volta a casa", ela disse.
Quando Hague e Gorbunov retornarem da estação espacial em fevereiro, eles trarão de volta os veteranos espaciais Williams e Butch Wilmore, cuja estadia na ISS foi prolongada por meses devido a problemas com sua espaçonave Starliner, projetada pela Boeing.
O Starliner recém-desenvolvido estava realizando seu primeiro voo tripulado quando levou Wilmore e Williams à ISS em junho.
Eles deveriam ficar lá por apenas oito dias, mas após problemas com o sistema de propulsão do Starliner surgirem durante o voo, a NASA foi forçada a considerar uma mudança radical nos planos.
Após semanas de testes intensivos sobre a confiabilidade do Starliner, a agência espacial finalmente decidiu devolvê-lo à Terra sem sua tripulação e trazer os dois astronautas presos de volta para casa na missão Crew-9 da SpaceX.
A SpaceX, a empresa privada fundada pelo bilionário Elon Musk, tem realizado missões regulares a cada seis meses para permitir a rotação das equipes da ISS.
Mas o lançamento do Crew-9 foi adiado de meados de agosto para o final de setembro para dar aos especialistas da NASA mais tempo para avaliar a confiabilidade do Starliner e decidir como proceder.
Foi então adiado mais alguns dias devido à passagem destrutiva do furacão Helene, uma poderosa tempestade que atingiu o lado oposto da Flórida na quinta-feira.
No total, Hague e Gorbunov passarão cerca de cinco meses na ISS. Wilmore e Williams passarão oito meses lá.
A Crew-9 realizará cerca de 200 experimentos científicos durante sua estadia.
No caso de algum dos nossos entusiastas não tenha acompanhado a atracação dessa missão de resgate na ISS, nossa sugestão é que acompanhe pelos links abaixo do 'Canal AstroAnimatorVFX', do nosso amigo Christiano Brandão, ou pelo 'Canal HOMEM NO ESPAÇO', do nosso também amigo Junior Miranda.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário