Artigo: Veículos Pequenos de Lançamento Avançam Apesar de Reveses no Mercado

Prezados Leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Latitude
A Latitude planeja o primeiro lançamento de seu foguete Zephyr em 2025 e dobrará sua capacidade de carga útil em 2028.
 
No dia de ontem (19/09), o portal SpaceNews publicou um interessante artigo destacando que os projetos de pequenos veículos de lançamento estão avançando, apesar de reveses no mercado. Confira!
 
De acordo co o artigo do portal, apesar da forte concorrência dos serviços de compartilhamento de lançamentos da SpaceX e algumas falhas de alto perfil, empreendimentos ainda estão investindo em veículos de lançamento pequenos que afirmam poder preencher nichos no mercado.
 
Várias empresas apresentaram atualizações sobre o desenvolvimento de veículos de lançamento pequenos durante a World Space Business Week em 18 de setembro, argumentando que podem entregar satélites quando e onde os clientes desejam, em vez de esperar pelo próximo lançamento de compartilhamento da SpaceX.
 
“Oferecemos flexibilidade”, disse Miguel Belló Mora, presidente executivo da Orbex, uma desenvolvedora de veículos de lançamento pequenos com sede no Reino Unido. “Não podemos competir no preço por quilo.”
 
A Orbex está desenvolvendo o veículo de lançamento Prime, que será lançado do Sutherland Spaceport, no norte da Escócia. Um lançamento de teste inicial está programado para o verão de 2025, com lançamentos comerciais começando em 2026.
 
Outras empresas na Europa estão avançando com os primeiros lançamentos de novos veículos pequenos. Stanislas Maximin, CEO da startup francesa Latitude, afirmou que a empresa planeja ter seu veículo Zephyr pronto para um lançamento de teste inicial até o final de 2025.
 
Outra startup francesa, a Sirius Space Services, está desenvolvendo a linha de veículos Sirius, começando com o Sirius 1, com capacidade de 175 quilos. A empresa possui duas versões aprimoradas, o Sirius 13 e o Sirius 15, com dois e quatro foguetes adicionais, respectivamente.
 
François Maroquene-Froissart, CEO da Sirius Space Services, afirmou que a empresa planeja um primeiro voo de teste do Sirius 1 em meados de 2026, seguido do primeiro Sirius 13 em 2027. A empresa anunciou separadamente na conferência um acordo com a Equatorial Launch Australia (ELA) para realizar esses lançamentos a partir do Centro Espacial Arnhem da ELA.
 
As empresas reconheceram que precisam de uma demanda significativa para se manterem: de seis lançamentos por ano para a Sirius a 20 por ano para a Latitude. O único lançador pequeno ocidental que está operando nessa taxa atualmente é o Electron da Rocket Lab, que já lançou 10 vezes até agora neste ano. A Rocket Lab uma vez projetou até 22 lançamentos este ano, mas reduziu essas previsões devido a atrasos dos clientes.
 
Outras empresas estão lançando com muito menos frequência, se é que estão lançando. As startups ABL Space Systems e Rocket Factory Augsburg recentemente perderam veículos em testes de solo. A Astra, que uma vez planejou lançar dezenas a centenas de seu veículo Rocket 3 anualmente, retirou o veículo do mercado em 2022 após múltiplas falhas. A Virgin Orbit encerrou suas atividades em 2023 após um lançamento fracassado no Reino Unido.
 
As startups na conferência, no entanto, insistiram que há demanda suficiente para seus veículos. A demanda vem de “todas as partes”, disse Maximin, da Latitude, incluindo tanto governos europeus quanto clientes comerciais internacionais.
 
“Há mercado suficiente na Europa? Provavelmente não o suficiente para sustentar a Orbex e a mim, mas há o mundo todo”, afirmou. “Temos planos, fizemos ofertas e esperamos assinar contratos com clientes de todo o mundo nos próximos meses.”
 
“Há muitos veículos de lançamento pequenos em desenvolvimento no mundo”, admitiu Maroquene-Froissart. Ele disse esperar que muitos desapareçam, mas que pelo menos alguns sobrevivam na Europa.
 
“Eu acho que pode haver duas ou três empresas na Europa facilmente”, disse Belló Mora, da Orbex, sobre os empreendimentos de veículos de lançamento pequenos.
 
Outras Atualizações de Veículos
 
Latitude, Orbex e Sirius estão todos trabalhando para entrar em um mercado com muitos concorrentes na Europa e em outros lugares, que estão se preparando para lançamentos futuros.
 
Durante outro painel da conferência em 18 de setembro, Stella Guillen, diretora comercial da Isar Aerospace, disse que a empresa está em preparativos finais para o primeiro voo de seu foguete Spectrum a partir do Andøya Spaceport, na Noruega.
 
“Temos o veículo inteiro já no local de lançamento”, afirmou. A empresa está se preparando para realizar testes finais do segundo estágio e, em seguida, do primeiro estágio. O passo final será obter uma licença de lançamento dos reguladores noruegueses. “Estamos almejando com certeza este ano” para o lançamento, disse.
 
Raul Verdú, diretor de desenvolvimento de negócios da PLD Space, afirmou que a empresa espanhola está a caminho de um primeiro lançamento de seu veículo Miura 5 no próximo ano. A empresa está investindo 10 milhões de euros para converter o antigo local de lançamento Diamant na Guiana Francesa para o veículo. Essa plataforma deve ser concluída até o próximo verão, disse. Perguntado sobre a probabilidade de que o foguete também esteja pronto até lá, ele respondeu simplesmente: “Sim.”
 
Yasushi Tabei, da IHI Aerospace, que é um investidor na startup japonesa Space One, afirmou que a empresa está se preparando para um segundo lançamento de seu foguete Kairos em dezembro. O lançamento inaugural em março falhou quando o veículo de combustível sólido explodiu segundos após a decolagem. A empresa não divulgou a causa dessa falha.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários