ITA Realizou em Agosto Workshop Sobre Estudo Que Aborda Monitoramento e Identificação de Sinais Eletromagnéticos Por Satélites
Prezados leitores e leitoras do BS!
Foto: ITA
No dia de ontem (05/09), o portal do Instituto tecnológico de Aeronáutica (ITA) noticiou que o instituto realizou um workshop sobre estudo que aborda monitoramento e identificação de sinais eletromagnéticos por satélites, atividade esta que engloba desenvolvimento de novas tecnologias utilizando ondas milimétricas.
De acordo com o portal, o ITA realizou, no mês de agosto, o '1º Workshop do Projeto Laboratório de Ondas Milimétricas (LOM) Fase 1', estudo para o desenvolvimento de cargas úteis destinadas à recepção de sinais eletromagnéticos por satélites, com foco no monitoramento, identificação e geolocalização de ameaças que utilizam o espectro na faixa de ondas milimétricas (mmWave). Durante três dias, foram realizadas apresentações e reuniões com o objetivo de aprofundar os temas debatidos entre os membros da equipe técnica do projeto.
Participaram do encontro professores, pesquisadores, alunos de graduação e Pós-Graduação do ITA, e colaboradores da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) envolvidos na pesquisa. A abertura foi conduzida pelo Coordenador do Projeto, Major Engenheiro Romildo Henrique de Souza, que apresentou a estrutura analítica do projeto, o cronograma geral e as atividades realizadas por cada grupo de pesquisa. Durante essa etapa, os membros também tiveram a oportunidade de expor a situação atual do desenvolvimento dos trabalhos e discutiram sobre o alinhamento das atividades, expectativas e entregáveis para a continuidade do estudo.
No segundo dia do Workshop, os alunos de mestrado e de Iniciação Científica (IC) apresentaram os planos de estudos e pesquisas, incluindo os resultados obtidos até o momento, e os artigos que já foram apresentados ou aceitos em congressos nacionais. O terceiro e último dia foi reservado para reuniões técnicas entre os grupos específicos.
O Projeto LOM Fase 1 é financiado com recursos da FINEP e possibilitará a expansão das capacidades do Laboratório de Guerra Eletrônica do ITA (LAB-GE), especialmente em relação à geração e medição de sinais de rádio frequência em ondas milimétricas, bem como à criação de cenários eletromagnéticos com plataformas multiemissoras. A expectativa é que, no futuro, essa infraestrutura e equipamentos possam ser utilizados para apoiar testes e avaliações operacionais de sistemas de radiofrequência (RF) adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB) no âmbito de seus programas estratégicos, além de prestar suporte ao setor acadêmico e industrial no desenvolvimento de projetos correlatos.
O Chefe do LAB-GE, Coronel Especialista em Comunicações Lucio Pinheiro Amaro, afirmou que o evento proporcionou um ambiente de integração da equipe, que durante um ano de trabalho, tem atuado na concepção preliminar de cada subsistema de forma individualizada, criando assim um momento de discussão e apresentação de ideias e resultados dentro de um contexto mais amplo. “Trata-se do desenvolvimento de tecnologias de vanguarda relacionadas ao domínio espacial e da implementação de uma infraestrutura completa para uso pela FAB em testes operacionais críticos que utilizam ondas milimétricas. Essa pesquisa coloca o Brasil na direção do domínio do emprego dessas tecnologias, entre as poucas nações do mundo com tal capacidade”, comentou.
As atividades contaram com o apoio da Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA (IEE) e, durante o desenvolvimento do projeto, também estão sendo ofertadas bolsas de pesquisa, de mestrado e de IC.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário