A 'Varda Space' Recebeu da 'Rocket Lab' a Sua Segunda Espaçonave 'Pioneer' Para Fabricação de Novos Produtos no Espaço. Well Done FAB!
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia de hoje (27/09), o portal Space Daily noticiou que a empresa Rocket Lab USA, Inc. (Nasdaq: RKLB) concluiu com sucesso a integração e os testes de sua segunda espaçonave 'Pioneer' para a Varda Space Industries, Inc. ("Varda"), lembram dela? Pois é, a Varda está inovando no processamento farmacêutico no espaço e na logística de reentrada hipersônica.
Pois então amigos e amigas do BS, só nos resta parabenizar a VARDA SPACE pela sua conquista, bem como também a nossa outrora gloriosa FAB pelo seu estrondoso fracasso. Acontece que, uma cápsula semelhante a esta desenvolvida para VARDA SPACE, foi idealizada no Brasil no inicio dos anos 90 do século 20 pelo saudoso, genial e visionário Dr. Paulo Moraes Junior (ex-servidor do IAE já falecido), e que acabou se transformando no saudoso PROJETO SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica). O SARA tinha como objetivo justamente fazer o que essa cápsula da VARDA SPACE já faz. No entanto, depois de vários atrasos, a SARA SUBOBITAL 1, a primeira das quatro previstas para sua qualificação em voo (duas suborbitais e duas orbitais) infelizmente foi atirada ao chão após a explosão do foguete VS-40 (ainda na plataforma de lançamento), durante as atividades da 'Operação São Lourenço', e dizem até nos bastidores que apesar disso, o SARA funcionou. E o que foi que o glorioso IAE/FAB fez? Simplesmente abandonou o projeto, depois de anos de desenvolvimento e de milhões investidos. E pensar que o seu idealizador que tinha esse projeto e o Projeto CRUZEIRO DO SUL (também idealizado por ele) como os seus xodós, já pensava em desenvolver um 'Sistema de Acoplagem' em órbita para o SARA, plano este previsto após a sua aposentadoria do IAE, quando então criaria a sua própria startup espacial. Hoje, enquanto só a VARDA esta explorando comercialmente esse fantástico nicho de mercado, a nossa esperança é que surja dentre as startups espaciais do país um iniciativa que coloque o Brasil de volta ao rumo perdido pela FAB e seus cabeças de ovo.
De acordo com a nota do portal, isso se segue à primeira missão bem-sucedida da espaçonave Pioneer da Rocket Lab para a Varda em junho de 2023 (reveja aqui). Durante essa missão, a Varda cristalizou o medicamento contra o HIV Ritonavir em órbita, e a cápsula de reentrada foi recuperada com segurança em Utah em fevereiro de 2024. A Rocket Lab está agora se preparando para a segunda missão da Varda, que envolverá operações no espaço, manobras de reentrada e a recuperação de outra cápsula. Recentemente, a Varda obteve sua segunda licença de reentrada da FAA, tornando-se a primeira empresa a fazê-lo.
A segunda espaçonave Pioneer foi desenvolvida no Complexo de Produção de Espaçonaves da Rocket Lab em Long Beach, Califórnia. A espaçonave fornece sistemas essenciais para a cápsula de reentrada de 120 kg da Varda, incluindo energia, propulsão, comunicação e controle de atitude. A plataforma utiliza componentes integrados verticalmente pela Rocket Lab, como rastreadores de estrelas, rodas de reação, painéis solares, rádios e software de voo.
"Ao aproveitar a abordagem integrada verticalmente da Rocket Lab para a produção de espaçonaves, podemos desenvolver e entregar rapidamente a espaçonave altamente capaz e confiável que a Varda precisa para suas missões", disse o fundador e CEO da Rocket Lab, Sir Peter Beck.
"Essa colaboração estreita nos permite ultrapassar os limites da inovação, permitindo que a Varda crie produtos de alto valor em microgravidade e os traga de volta à Terra. Estamos empolgados em trabalhar ao lado da Varda enquanto revolucionam os processos de fabricação e abrem novos mercados através do espaço."
"Nossa parceria com a Rocket Lab demonstra o poder da colaboração para evoluir a economia orbital", disse o CEO e cofundador da Varda, Will Bruey. "Cada reentrada é um marco notável que pavimenta o caminho para futuras inovações, e o dia em que a reentrada se tornará tão comum quanto o lançamento."
A espaçonave Pioneer da Rocket Lab é uma plataforma altamente adaptável, projetada para lidar com grandes cargas, operações de reentrada e missões dinâmicas no espaço.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário