Túnel Para Outro Mundo: Cientistas Estão Buscando Buraco de Minhoca no Espaço-Tempo

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (25/10) no site do Sputnik News Brasil, destacando que cientistas americanos e chineses estão buscando buraco de minhoca no espaço-tempo.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Túnel Para Outro Mundo: Cientistas Estão Buscando Buraco de Minhoca no Espaço-Tempo

Sputnik News Brasil
25/10/2019 - 08:35
Atualizado em 25/10/2019 ás 08:46 

CC BY-SA 3.0 / Mysid

Cientistas dos EUA e da China estão procurando saber se um buraco negro pode abrigar um buraco de minhoca entre diferentes áreas do espaço-tempo.

Dois cientistas, em uma cooperação sino-americana, propuseram observar Sagitário A* (que se acredita ser um buraco negro supermassivo no centro galáctico da Via Láctea) e seus arredores para detectar buracos de minhoca, uma estrutura teórica que permite a passagem entre diferentes áreas do espaço-tempo.

O plano do estudo copublicado por De-Chang Dai e Dejan Stojkovic contempla procurar o relacionamento de gravidade entre estrelas de um lado do buraco de minhoca e as do outro estudando anomalias nas estrelas que orbitam essa região. 

"Ao estudar as órbitas das estrelas ao redor do buraco negro no centro de nossa galáxia, poderíamos saber se esse buraco negro abriga um buraco de minhoca praticável", diz o abstrato do estudo publicado em outubro na revista científica Physical Review D. 

O coautor do estudo Dejan Stojkovic, da Universidade de Buffalo em Nova York, explicou em declarações ao portal da universidade que esse tipo de buraco é "uma solução legítima para as equações de Einstein".

CC BY 3.0 / Panzi
Analogia 2D para um buraco de minhoca. Verde: caminho curto através do buraco de minhoca, vermelho: caminho longo através do espaço normal

No entanto, para o próprio pesquisador, na ausência de evidências experimentais este é apenas um interessante fenômeno teórico a ser estudado. "[É] muito provável que pessoas e naves espaciais não consigam passar", diz. Os viajantes precisariam de "uma fonte de energia negativa para manter o buraco aberto", algo que ninguém sabe como fazer.

Stojkovic espera poder fazer algum progresso sobre o assunto em uma ou duas décadas.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com

Comentários