Planetas Poderão Ser 'Vistos' Por Dentro Através de Radiotelescópio

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (10/10) no site do Sputnik News Brasil, destacando que Planetas poderão ser 'vistos' por dentro através de Radiotelescópio.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Planetas Poderão Ser 'Vistos' Por Dentro Através de Radiotelescópio

Sputnik News Brasil
10/10/2019 - 11:40
Atualizado em 10/10/2019 - 11:45

© flickr.com / NASA/ Blueshift

O novo radiotelescópio New Extension in Nançay Upgrading LOFAR, ou NenuFAR, poderá mostrar o que acontece "dentro" de um exoplaneta.

Ele foi oficialmente inaugurado na semana passada e fará parte do Low Frequency Array (LOFAR). O NenuFAR também ajudará na busca do LOFAR por sinais das primeiras estrelas do Universo primitivo.

Com isso, o instrumento poderá revelar se o planeta observado possui algum núcleo metálico líquido e agitado, como o da Terra, segundo o portal ScienceMag. 

"É uma pesquisa sobre a estrutura interna, que não temos outra maneira de obter agora", afirmou a astrofísica Evgenya Shkolnik, da Universidade Estadual do Arizona. 

Dessa forma, o instrumento pode ajudar os cientistas a compreender a formação dos planetas. Além disso, ele também poderá dar pistas sobre a capacidade de abrigar vida, já que os campos magnéticos são de grande importância para os seres vivos.

CC0 / Pixabay
Europa, uma lua de Júpiter.

O NenuFAR já estava coletando dados desde julho, quando estava operando com 60% de suas antenas.

Apesar das qualidades do instrumento, ele não poderá encontrar e conhecer o interior de planetas parecidos com a Terra, ou planetas que possam abrigar vida, pois sua detecção será limitada à detecção de sinais emitidos por exoplanetas do tipo Júpiteres quentes, que são improváveis de sustentar vida.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com

Comentários