Sonda Orbital Lunar Indiana da Chandrayaan-2 Está Estudando Erupções Solares

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (12/10) no site “Canaltech” destacando que a Sonda indiana orbital lunar da Chandrayaan-2 está estudando erupções solares.

Duda Falcão

Home - Ciência – Espaço

Sonda Orbital Lunar da Chandrayaan-2 Está Estudando Erupções Solares

Por Patrícia Gnipper 
Canaltech
Fonte:  Space.com 
12 de Outubro de 2019 às 17h00

Apesar de o módulo de pouso Vikram ter perdido contato com os controladores em Terra, e não se sabe ainda o que aconteceu com ele na superfície da Lua, a missão indiana Chandrayaan-2 continua acontecendo na órbita do nosso satélite natural. E, agora, a sonda orbital também está coletando dados sobre erupções solares.

Essas observações, ainda que não sejam o foco da missão, são intrigantes pois ocorrem quando o Sol está em seu período mais calmo em um ciclo de 11 anos de atividade. Os instrumentos especiais da sonda estão medindo raios-X que vêm do nosso astro e também medem aqueles que são refletidos na superfície lunar.

(Imagem: ISRO)

Então, ao comparar as duas medições, os cientistas da ISRO (a agência espacial da Índia) podem determinar como a superfície lunar responde aos raios-X, e quais elementos estão presentes ali. Ainda, a ideia é também comparar esses dados com as medidas consideradas padrão, obtidas por meio do satélite meteorológico GOES-15. Os instrumentos indianos já detectaram mudanças visíveis nos raios-X saindo do Sol em comparação com o que o GOES-15 coletou, já que o aparato presente na Chandrayaan-2 é bem mais sensível para esse tipo de detecção.


Fonte: Site Canaltech - https://canaltech.com.br 

Comentário: Pois é leitor, apesar do fracasso do modulo de pouso lunar da Missão Chandrayaan-2, a sonda orbital da missão esta funcionando perfeitamente e a Índia está de parabéns pelo sucesso parcial desta missão e creio só alimentará o desejo dos indianos em tentar novamente, se valendo, é claro, dos exemplos russo, americano e chinês. Tomara que em breve eles lancem uma nova missão e tomara mesmo que a nossa Garatéa-L seja um sucesso em todos os sentido. Sarava meu pai

Comentários