Como a Impressão 3D Ajudará a Revolucionar a Exploração Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante matéria postada hoje (09/10) no site “Canaltech” destacando de que forma a Impressão 3D ajudará a revolucionar a Exploração Espacial.

Duda Falcão

Home - Ciência - Espaço

Como a Impressão 3D Ajudará a Revolucionar a Exploração Espacial

Por Daniele Cavalcante 
Canaltech 
Fonte:  SingularityHub 
09 de Outubro de 2019 às 12h27 

A impressão 3D promete transformar não só a fabricação de produtos aqui na Terra, mas também iniciar uma nova era de construção dos componentes de naves espaciais e equipamentos fora da Terra. Esta tecnologia já está programada para ser colocada em teste no espaço em 2022, por uma empresa de fabricação 3D chamada Made in Space, e um dia poderá permitir a criação de colônias espaciais. Abordagens como essa mostram que futuro está chegando bem mais rapidamente do que parece.

Por volta de 2030, espera-se que seja comum a criação de produtos sob medida, com baixo custo e sem desperdício. E não apenas no nosso planeta: a tecnologia de impressão 3D já começou a resolver problemas importantes na Estação Espacial Internacional (ISS), mostrando que será fundamental no avanço da exploração do espaço nos próximos anos.

Hoje, a cadeia de suprimentos que atende os astronautas da ISS é a mais cara do universo — e nem está tão longe quanto a Lua, o próximo alvo para construção de um acampamento humano permanente. Mas as despesas dessa cadeia de suprimentos se devem quase inteiramente ao peso, e não à distância em si. É que, para levar um objeto para além da gravidade da Terra, é preciso desembolsar US$ 10.000 por libra (1 libra é um pouco menos de meio quilo). Além disso, leva meses para que esses objetos, muitas vezes peças necessárias para a manutenção da estação, cheguem à ISS.

No vídeo abaixo, a Made in Space revela como planeja capacitar uma espaçonave a construir seus próprios painéis solares no espaço:


A Made in Space foi a primeira empresa a tentar solucionar esses problemas, com o objetivo de construir uma impressora 3D que funcione em ambientes de microgravidade, e levou apenas alguns anos para que sua tecnologia estivesse presente no espaço. Quando a tripulação precisar de algum objeto específico que esteja em falta na estação orbital, bastará imprimi-lo. E as opções não são limitadas — essas máquinas podem atualmente imprimir em mais de 500 materiais diferentes, como em metais, borracha, plástico, vidro, concreto e até em materiais orgânicos, como células, couro e chocolate. É possível fabricar de motores a jato a complexos de apartamentos, placas de circuito e próteses de membros para o corpo.

E não é só a Made in Space que investe na área. A NASA está desenvolvendo sua própria impressora 3D, aliada à nanotecnologia, o que possibilitará confeccionar pequenas plataformas de sensores para ajudar em pesquisas espaciais. Ela usará nanomateriais como grafeno, nanotubos de carbono e dissulfito de molibdênio, o que ajudará a levar humanos para a Lua, Marte, e outros destinos.

Além disso, como os objetos são criados um de cada vez, uma alteração no projeto não exige nada mais do que alterar um arquivo digital. O design do projeto, que antes era um dos componentes mais caros do processo de fabricação, agora é gratuito. E, melhor ainda, a impressão 3D é muito mais limpa e não gera desperdícios. Não há necessidade de armazéns para guardar toda uma linha de produção, já que tudo é feito apenas quando for necessário. Além do espaço necessário para os materiais de impressão e a própria impressora, a tecnologia praticamente dispensa as cadeias de distribuição, as redes de transporte, os locais de estoque, e os armazéns.

Na exploração espacial, essa revolução é de fundamental importância. Não é difícil imaginar um futuro não tão distante, quando o Homem pisar em mundos áridos e escassos em recursos, em que a impressão 3D resolverá muitos problemas, desde a fabricação de abrigos, estruturas necessárias para cultivo, itens de primeiros socorros, até alimentos, baterias, turbinas eólicas e células solares. Tudo isso já é possível imprimir aqui na Terra, e o próximo passo é levar toda essa modernidade ao espaço.


Fonte: Site Canaltech - https://canaltech.com.br 

Comentário: Pois é leitor, simplesmente fantástico. Vale aqui lembrar que no Brasil (ainda que timidamente) quem começou a usar a impressão 3D para fabricar partes espaciais foi o pessoal do Foguetemodelismo, mais precisamente os alunos (se bem me lembro) fogueteiros da FIAP, estes coordenados pelo Prof. Eng. José Miraglia (na época também CEO da Startup Edge Of Space), para assim competirem na SPACECUP, evento interno de foguetes desta faculdade paulista. Portanto desde então o avanço do uso da impressão 3D no setor espacial tem sido exponencial mundo afora e o Brasil e as suas empresas do setor não podem deixar de trilhar esse caminho, ou certamente ficarão ainda mais atrasadas do que já estão. Ministro Pontes, fique atento.

Comentários