3° Fórum da Indústria Espacial Brasileira, Um Divisor de Águas Para o Futuro Ou Para o Fundo do Poço

Olá leitor!

Nos dias 19 e 20 de novembro, será realizado no Parque Tecnológico São José dos Campos (SP) a 3ª edição do 'Fórum da Indústria Espacial Brasileira', um evento que em minha opinião será um divisor de aguas para o futuro do nosso ‘Patinho Feio’. Em outras palavras, ou ele se transforma definitivamente num belo e majestoso ‘Cisne Branco’ tomando o caminho correto e buscando uma indústria que seja eficiente, competitiva, dinâmica, seria, e que apresente resultados concretos a sociedade, ou retornaremos ao marasmo, a ineficiência, a falta de seriedade e de compromisso sustentadas pelas velhas praticas de outrora.


Neste momento leitor, infelizmente existe por parte de maus brasileiros um tremendo lobby para que tudo continue como antes no quartel de Abrantes, visando assim se favorecerem do estado brasileiro tomando o espaço de quem realmente tem motivação, capacidade, dinamismo, seriedade, criatividade e responsabilidade para com o dinheiro público. Gente que em mais 50 anos não conseguiu realizar nada de significativo para o país neste setor, e sim para os seus próprios bolsos.

Note leitor que em mais de 50 anos o único produto certificado pelo Programa Espacial Brasileiro de reconhecimento internacional foi desenvolvido pelo IAE, ou seja, o Foguete VSB30, e mesmo ele ainda não foi industrializado como o próprio Instituto desejava.

Fora este todo produto brasileiro desenvolvido no país pelas conhecidas empresas de carteirinha nunca passaram de protótipos usados em nossos satélites, foguetes e infraestrutura de solo, e isto por serem caros e muitas vezes tecnologicamente atrasados.

Houve spin-offs? Houve sim leitor e algumas delas ganham dinheiro com eles, mas se consideramos os mais de 50 anos das atividades espaciais brasileiras o resultado em si, é ridículo, pífio para o que poderia ser se tivéssemos uma indústria mais eficiente, patriota e comprometida no desenvolvimento tecnológico de nosso povo.

Pois então, essa ciranda tem de acabar e cabe ao Governo Bolsonaro buscar neste setor soluções que não venham lesar mais o erário publico e que coloque a indústria brasileira entre as mais eficientes e competitivas do setor, e neste momento a única solução está nas startups, seguindo o modelo mundial atual do New Space.

Se dependesse de mim leitor, sequer este evento seria realizado no Parque Tecnológico São José dos Campos (SP), já que o seu atual presidente é lamentavelmente um dos grandes responsáveis pela situação em que se encontra o nosso PEB, e é aquela coisa, quem com porcos se mistura, diz o ditado, farelo come.

Como cidadão brasileiro finalizo dizendo: 

“Caro Ministro Marcos Pontes, ou se toma o caminho correto desta vez, ou daqui a dez anos, enquanto o mundo já estará dando seus passos na Lua e em Marte, estaremos discutindo a ‘cor da chita’ e esses maus brasileiros e seus familiares colhendo os frutos da 'festa do interior'".

Veja abaixo leitor à chamada produzida para este fórum produzida pelo MCTIC ,e plagiando os nossos leitores religiosos de plantão, que Deus nos ajude. Saravá meu pai.

Duda Falcão

Comentários