Boeing e Airstream Apresentaram o Astrovan 2, Veículo Para Transportar Astronautas

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (25/10) no site do “Canaltech” destacando que a Boeing e Airstream apresentaram o Astrovan 2, veículo para transportar astronautas.

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA – ESPAÇO

Boeing e Airstream Apresentam o Astrovan 2, Veículo Para Transportar Astronautas

Por Daniele Cavalcante 
Canaltech
Fonte:  Universe Today
25 de Outubro de 2019 às 07h30

A Airstream, uma marca de veículos recreativos de luxo fundada em 1934, ficou famosa pelo formato arredondado das suas carrocerias de alumínio. O design de seus trailers e ônibus de turismo é inspirado em aeronaves e remete à era espacial. Por isso, a Boeing se juntou à empresa para produzir o Astrovan 2, um veículo que transportará astronautas para a base de lançamento.

Foi em 2018 que a Boeing entrou em contato com a Airstream para falar sobre a construção do Astrovan 2. A marca de veículos já havia colaborado com a tecnologia espacial - ela construiu quatro unidades do Mobile Quarantine Facilities (MQF), instalações onde os astronautas da NASA ficaram em quarentena após retornarem das missões Apollo.

Além disso, a marca também foi responsável pelo Astrovan 1, que levou os astronautas dos Ônibus Espaciais da NASA para a plataforma de lançamento. Ele foi utilizado desde a missão STS-9, do Ônibus Espacial Columbia, em 1983, até o voo final do programa em 2011. Hoje, o Astrovan 1 está em exibição no Kennedy Space Center Visitor Complex, o centro para visitantes da NASA, ao lado do Ônibus Espacial Atlantis.

(Foto: Airstream)
Interior da Astrovan 2.

Já o Astrovan 2, que será construído em um chassi da Mercedes Benz, pode entrar para a história por transportar os primeiros astronautas norte-americanos a serem lançados para o espaço em uma base de lançamentos nos EUA desde 2011. Atualmente, a NASA utiliza as cápsulas russas da espaçonave Soyuz, mas a Boeing está desenvolvendo o sistema Starliner para lançamentos em território nacional, bem como a SpaceX com sua nave Crew Dragon.

Com o novo veículo, os astronautas poderão ser transportados para a plataforma de lançamento da espaçonave CST-100 Starliner, no Cabo Canaveral, Flórida. Será um veículo personalizado e único, bastante icônico, já que os automóveis da marca são bem conhecidos por seu design que remete às tecnologias das aeronaves.


Fonte: Site do Canaltech - https://canaltech.com.br 

Comentário: Pois é leitor, são os americanos se preparando para o retorno aos voos tripulados realizados de seu território. Nos próximos anos os EUA e seus astronautas, bem como de outras nações, estarão deixando definitivamente a orbita da terra em direção a Lua e ao espaço profundo, não há mais volta, e sinceramente espero que o Brasil de alguma forma esteja entre essas nações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022