Sonda da NASA Encontra Obstáculo e Retrocede das Profundezas do Planeta Marte

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (28/10) no site do Sputnik News Brasil, destacando que Sonda da NASA encontra obstáculo e retrocede das profundezas do Planeta Marte.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sonda da NASA Encontra Obstáculo e Retrocede das Profundezas de Marte (VÍDEO)

Sputnik News Brasil
28/10/2019 - 10:35
Atualizado em 28/10/2019 - 10:40

© AP Photo / ESA/D. Ducros

O módulo de pouso InSight da NASA está tentando inserir uma sonda de monitoramento da temperatura na profundeza do solo de Marte, mas o projeto de escavação aparentemente encontrou algo no caminho.

O dispositivo encarregado de escavação na superfície do planeta recuou subitamente a cerca de meio caminho após ter encontrado um obstáculo. 

"Marte continua nos surpreendendo", escreveu a equipa do InSight da NASA em um tweet publicado no domingo (27). 

Nas imagens é possível ver o progresso do módulo de pouso, mostrando a sonda de calor inexplicavelmente saltando do buraco.


Marte continua nos surpreendendo. Enquanto escavava neste fim de semana, a toupeira voltou a cerca de metade do terreno. A avaliação preliminar aponta para propriedades inesperadas do solo como a principal razão. A equipe está estudando os próximos passos 

Apelidado de "toupeira", o dispositivo deve atingir uma profundidade de 5 metros como parte da pesquisa sobre a formação de planetas rochosos como Marte. 

A NASA disse que acredita que "propriedades inesperadas do solo" são a causa do frustrante revés. 

A escavação começou em fevereiro, vários meses depois o módulo de pouso aterrissar no Planeta Vermelho em novembro de 2018.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com

Comentários