Elemento Químico Demonstraria Que Terra sofreu 'Impacto Cósmico' 12.800 Anos Atrás

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (05/10) no site do Sputnik News Brasil, destacando que segundo um grupo de cientistas ‘Elemento Químico’ demonstraria que a Terra Sofreu 'Impacto Cósmico' 12.800 Anos Atrás.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Elemento Químico Demonstraria Que Terra sofreu 'Impacto Cósmico' 12.800 Anos Atrás

Sputnik News Brasil
05/10/2019 - 07:28

© Foto/ ESO


Um grupo de cientistas encontrou um excesso de platina no material sedimentar extraído de depósitos localizados na África do Sul, o que demostraria que a Terra sofreu "um impacto cósmico" 12.800 anos atrás. 

Segundo uma recente publicação na revista científica Palaeontologia Africana, o material sedimentar extraído de depósitos de turfa localizados em Wonderkrater (Limpopo, África do Sul) demostraria que a Terra sofreu "um impacto cósmico" 12.800 anos atrás.

Esta descoberta apoia a teoria segundo a qual o cometa Clovis colidiu com o nosso planeta cerca de 13 milênios atrás e que isso deu início a uma etapa de resfriamento no fim do Pleistoceno, entre 12.800 e 11.500 anos, provocando a extinção de muitas espécies animais.

A platina analisada costuma estar presente em meteoritos e corresponderia a esse período. A equipe dirigida por Francis Thackerey afirma que o impacto de "um objeto desintegrado suficientemente grande" poderia ter espalhado esse elemento químico por todo o mundo. 

Descobertas Similares 

Os cientistas já tinham encontrado restos similares na América, Europa e no Oriente Médio, mas é a primeira vez que se encontra uma possível evidência desse acontecimento na África. 

'Hipóteses Controversas' 

"Nossa descoberta apoia, pelo menos parcialmente, a hipótese muito controversa do impacto do Dryas Recente [breve fase de clima frio no final do Pleistoceno]", mas é preciso "investigar seriamente" se a queda de um asteroide em algum lugar da Terra provocou alterações climáticas globais e contribuiu para a extinção de grandes animais após a última Idade do Gelo, explica Thackeray.

CC BY 2.0 / Tyler Ingram
Mamute - animal extinto (imagem ilustrativa)

Por sua parte, o geólogo estadunidense Allen West destaca a importância desta investigação porque sugere que o Dryas Recente "teve efeitos globais", enquanto outros cientistas que não concordam com a teoria argumentam que existe uma "discrepância" de datas entre os vários lugares analisados.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com

Comentário: Pois é, enfim...

Comentários