Militar da FAB Integrou Exercício Internacional Sobre Vigilância Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (09/10) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que Militar da FAB integra exercício internacional sobre Vigilância Espacial.

Duda Falcão

ESPAÇO

Militar da FAB Integra Exercício Internacional Sobre Vigilância Espacial

Conhecimento adquirido no exercício Global Sentinel facilitará a criação e a operação de uma célula de vigilância espacial no Centro de Operações Espaciais (COPE)

Por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea
Revisão:  Major Monteiro
Fonte: COMAE
Publicado: 09/10/2019 16:23

Fotos: Spacecom.mil

O Major Aviador Rafael de Almeida Duque, do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), participou, entre os dias 23 e 27 de setembro, do exercício Global Sentinel 2019, na cidade de Suffolk, nos Estados Unidos. A atividade multinacional existe há seis anos para promover segurança espacial, cooperação entre os países e troca de dados sobre vigilância espacial com o intuito de aumentar a Consciência Situacional Espacial (SSA, do inglês Space Situational Awareness).

No ano de 2019, as nações parceiras que executam a vigilância espacial – Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Coréia do Sul, Espanha e Inglaterra – tiveram a oportunidade de revisar e implementar processos e táticas, bem como, estabelecer uma doutrina combinada para operações de vigilância espacial.


"Como a atividade de Monitoramento Espacial [MOE] está prevista no Programa Estratégico de Sistemas Espaciais [PESE], foi de interesse do Brasil participar como observador neste importante exercício multinacional", avalia o Major Duque. O acesso aos padrões internacionais, ao suporte especializado, à doutrina e aos procedimentos utilizados para SSA, irá facilitar a criação e a operação de uma célula de vigilância espacial no Centro de Operações Espaciais (COPE).


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários