AEB Irá Apresentar Ações da Área Espacial na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Olá leitor!

Segue agora abaixo uma nota postada dia (16/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a Agência irá apresentar Ações da Área Espacial na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

AEB Apresenta Ações da Área Espacial na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 16/10/2019 18h16
Última modificação: 16/10/2019 18h24


Com o tema Ciência e Inovação, nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social, a Agência Espacial Brasileira (AEB) participará de 21 a 27 de outubro, da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Nos sete dias de evento serão apresentadas ao público as ações da AEB executadas durante todo o ano. A Semana de C&T acontece em todo o País, em Brasília, a mostra será realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

Este ano, quando se comemora os 50 anos da chegada do homem à Lua, 13 anos da Missão Centenário e o 25º aniversário da AEB estão programadas diversas atividades científicas e educacionais, como palestras, exposições, jogos e exibição de filmes interativos.

A AEB vai apresentar também um panorama do que se faz hoje de melhor na área espacial no Brasil, bem como os benefícios trazidos pelo Programa Espacial à sociedade. A programação foi preparada com o objetivo de mostrar ao público os avanços da ciência e a promoção do debate sobre políticas públicas de ciência e tecnologia.

O público terá a oportunidade de conhecer o funcionamento e os benefícios dos principais artefatos espaciais brasileiros, como os satélites Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), o Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS), o Satélite de Coleta de Dados (SCD), o Veículo Lançador de Microssatélite (VLM), o Veículo de Sondagem Brasileiro (VSB-30) e outros equipamentos. 

Atividades Educacionais 

No espaço da AEB serão realizadas oficinas com conteúdo educativo sobre satélites, veículos lançadores, plataformas e aplicações espaciais. As oficinas têm como objetivo despertar vocações e o interesse do público pelo setor espacial. As crianças vão poder participar do Quebra Cabeça sobre os 50 anos da chegada do Homem à Lua e outras atividades.

Os visitantes também terão a oportunidade de assistir a filmes em 360º no Planetário Móvel e conferir a exposição de maquetes dos satélites brasileiros, Amazonia-1, SGDC, CBERS, SCD e do VLM. Algumas relíquias da Missão Centenário, a que levou o então ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, único astronauta brasileiro, à Estação Espacial Internacional (ISS), estarão expostas no estande da AEB.

No dia 23 de outubro acontece uma palestra sobre “A Bioeconomia e o programa GLOBE” ministrada às 11h e 17h pelas servidoras da AEB, Amélia Naomi Nohara e Nádia Sacenco. 

Semana Nacional 

Desde quando foi instituída, em 9 de junho de 2004 por Decreto Presidencial, a SNCT é realizada anualmente no mês de outubro em todo território nacional. A Semana de C&T tem como objetivo mobilizar a população, especialmente os mais jovens, a fim de atraí-la para o campo da Ciência e da Tecnologia. Além disso, o evento apresenta a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, como também permite o debate e o estímulo das atividades de desenvolvimento da cultura científica nas escolas e nas universidades.

Informações e programação do evento em todo o País acesse: https://snct.mctic.gov.br/ 

Agência Espacial Brasileira (AEB) 

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários