Especialista Apresenta na AEB Processo de Implantação da Gestão de Riscos na Embraer


Olá leitor!

Segue agora abaixo uma nota postada ontem (01/01) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que Especialista apresentou na última sexta-feira (27/09) à representantes de instituições federais, estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e servidores da Agência o processo de implantação da gestão de riscos na Embraer.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Especialista Apresenta Processo de Implantação da Gestão de Riscos na Embraer

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 01/10/2019 - 10h01
Última modificação: 01/10/2019 - 15h41


As experiências e o processo de implantação metodológica da gestão de riscos na Embraer foram os temas abordados na palestra realizada na última sexta-feira (27/09), pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Participaram do evento representantes de instituições federais, estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e servidores da Agência Espacial, todos interessados no assunto.

Ministrada pelo especialista da Embraer, Wantuir Felippe Silva Júnior, a palestra faz parte das iniciativas previstas no acordo de cooperação técnica assinado entre a AEB e o Project Management Institute (PMI), do Distrito Federal. O acordo tem o objetivo de desenvolver a cultura de gestão e gerenciamento de projetos nas áreas de satélites, veículos lançadores e segmentos de solo do Programa Espacial Brasileiro.

O presidente da AEB, Carlos Moura, deu boas-vindas ao palestrante e destacou o papel e desafio da Agência em trabalhar para desenvolver o Programa Espacial Brasileiro. “A área espacial possui diversas aplicações, por ser vasta, precisamos saber explorar essa magnitude. Espero que as informações de hoje enriqueçam os nossos processos e possamos descobrir melhores formas de trazer esses ensinamentos para a nossa realidade” ressaltou.

Segundo o diretor de Satélites, Aplicações de Desenvolvimento da AEB, Paulo Braga Barros, a Agência está em fase de restruturação e, com isso, estamos criando o setor de projetos, para que todos os projetos se centralizem na mesma diretoria. “A intenção dessa iniciativa é ampliar a sinergia de todos os projetos da AEB, melhorá-los e acompanhá-los, buscando maior efetividade e controle”, destacou.

Wantuir Felippe fez uma breve explanação sobre as etapas relevantes do processo de implantação da gestão de riscos na Embraer, apresentou o processo clássico e destacou a necessidade de prestar atenção em duas etapas, a identificação de fonte de risco e visão de contexto de projeto, ou seja, é importante estar atento e entender onde nasce o risco do projeto. 

Agência Espacial Brasileira (AEB) 

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável em formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.


 
Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom leitor, na minha opinião a primeira premissa básica de um gestor publico é a honestidade e a segunda a competência no que faz. Qualquer gestão que fuja dessas duas regrinhas básicas está fadada a corrupção ou ao total desastre gerencial, principalmente se juntar as duas, como por exemplo, se suspeita ter ocorrido na gestão passada na AEB durante as famosas Coelhadas. Por isso que como cidadão brasileiro volto a insistir com o Ministro Marcos Pontes e com o Presidente Bolsonaro para que abram a Caixa Preta da AEB, pois há indícios suficientes para se fazer uma investigação rigorosa sobre os supostos desmandos da gestão passada.

Comentários