Alunos da Pós-Graduação da Engenharia e Tecnologia Espacial do INPE Foram Premiados em Evento Científico

Caro leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (03/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que Alunos da pós-graduação da Engenharia e Tecnologia Espacial do INPE foram premiados em evento científico.

Duda Falcão

NOTÍCIA

Alunos da Pós-Graduação da Engenharia e Tecnologia Espacial do INPE São Premiados
em Evento Científico 

Por INPE 
Publicado: Out 03, 2019

São José dos Campos-SP, 03 de outubro de 2019

Durante o XVIII Brazil MRS Meeting, reunião promovida pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), realizada este ano em Balneário Camboriú (SC), entre os dias 22 e 26/09, dois alunos da pós-graduação de Engenharia e Tecnologia Espacial, do INPE, receberam os prêmios Bernhard Gross de melhor trabalho, em diferentes categorias. O cientista alemão Bernahard Gross, que dá nome ao prêmio, radicou-se no Brasil nos anos 1930, tendo produzido diversos trabalhos, reconhecidos internacionalmente, sobre raios gama, circuitos elétricos e materiais dielétricos.

Os alunos premiados fazem parte do grupo de Pesquisa em Implantação Iônica por Imersão em Plasma (3IP), do Laboratório Associado de Plasma (LABAP), do INPE. Marco Aurelio Horban, aluno de mestrado da ETE foi premiado com o trabalho Thermo-optical performance of black anodized aluminum coatings for space applications, que recebeu o prêmio de melhor apresentação oral pelo Simpósio P - Materials and Fabrication Processes for Aeronautic and Space Applications. 

Horban faz mestrado na área de concentração em Ciência e Tecnologia de Materiais e Sensores (CMS), sob orientação das pesquisadoras Carina Barros Mello e Graziela da Silva Savonov e do pesquisador José Eduardo May.

O outro trabalho premiado, da aluna Carla da Silva, foi o Results on Plasma Ion Implantation Experiments Using Metallic Cylindrical Sieve Configuration Aided by Computer Simulations for the Treatments of Metal Wires, Springs, Grids and Small Components, que recebeu o prêmio Bernhard Gross de melhor pôster pelo Simpósio R - Fundamentals and applications of plasma processing of materials. O trabalho contou também com a autoria de Gelson Biscaia de Souza, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e de Luc Pichon, da Université de Poitiers da França.

Carla é aluna de doutorado do curso de Pós-Graduação da Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE), na área de concentração em Ciência e Tecnologia de Materiais e Sensores (CMS), sob orientação dos pesquisadores Mario Ueda e Carina Barros Mello.

Carla da Silva, aluna de pós-graduação da ETE, premiada durante o XVIII Brazil MRS Meeting.
Aluno do INPE premiado, Marco Aurélio Horban (centro), e os pesquisadores Osvaldo N. de Oliveira Junior, USP/São Carlos, e Mônica Alonso Cotta, UNICAMP.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial