Pioneiro do Desenvolvimento Espacial Brasileiro Precisa de Ajuda Para Colocar em Prática Seus Projetos

Olá leitor!

Prof. Antônio Ricardo Zaninelli.
Você tá lembrado do Prof. Antônio Ricardo Zaninelli Nascimento? Ou até mesmo do Sistema de Pesquisa Aeroespacial Científico Educativo (SPACE) criado pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) de Londrina? Não?

Pois então leitor, deixe-me refrescar a sua memória. Partindo da experiência adquirida por diversos pesquisadores que atuavam no Grupo de Foguetes Experimentais (GFE) da UNOPAR, alunos e professores sob a coordenação do Prof. Fernando Stancato (entre eles o Prof. Antônio Ricardo Zaninelli Nascimento) criaram em 2000 o SPACE, sistema que seria responsável pelo desenvolvimento (ai em parceria com um aluno da UEL - Universidade Estadual de Londrina) do primeiro nanosatélite desenvolvido no Brasil, ou seja, o UNOSAT-1 (Undergraduate Orbital Student Satellite), pequeno satélite que infelizmente foi perdido junto com o Satélite SATEC do INPE na tragédia do VLS-1 em 2003.

Vale lembrar que o Sistema SPACE da UNOPAR, além do nanosatélite UNOSAT-1, desenvolveu também naquela época um foguete experimental denominado STAR, foguete este que foi desenvolvido por alunos do Curso de Engenharia Elétrica da UNOPAR, e lançado com sucesso no dia 21/07/2001, na presença de cerca de 40 pessoas, na Fazenda Rivoli, fazenda esta que ficava próxima do Distrito de Irerê, em Londrina.

Além disso leitor, o SPACE foi responsável pelo desenvolvimento do ‘Sistema de Medidas de Acelerações Espaciais (SMAE)’, capaz de medir, gravar, e transmitir informações sobre os níveis de acelerações em um ambiente de microgravidade, projeto este que acabou sendo selecionado (naquela época) pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para um dos voos do Programa Microgravidade.

Em outras palavras leitor, o SPACE foi sem dúvida um grande embrião surgido dentro de uma universidade brasileira que por motivos ainda não explicados infelizmente desapareceu, pois se continuasse quem sabe hoje teríamos uma situação melhor dentro no nosso ‘Patinho Feio’.

Lançamento bem sucedido do 'Foguete STAR' da Fazenda Rivoli - 21/07/2001.

Mas o leitor deve estar se perguntando agora o porquê estou trazendo isso à tona? Bom leitor, faço isso não só pelo registro histórico, mas para mostrar um dos exemplos de como tivemos oportunidade de desenvolver nosso “Patinho Feio” e não demos sequencia, bem como também para trazer a tona um fato novo que fui informado recentemente e que envolve justamente o Prof. Antônio Ricardo Zaninelli Nascimento.

Atualmente vivendo na capital alagoana, onde atua como professor do ‘UNIT - Centro Universitário Tiradentes (universidade privada)’, o pioneiro Prof. Antônio Zaninelli, ex-integrante deste fantástico e infelizmente desmontado Sistema SPACE da UNOPAR, já há algum tempo está a todo custo tentando montar um grupo de qualidade que represente o seu estado, mas vem enfrentando um grande entrave para desenvolver suas pesquisas, programar eventos, etc, isto por falta de recursos financeiros. E diante disto leitor, o mesmo tem sido impedido de realizar as suas programações com outras instituições científicas brasileiras.

Pensando nisso, resolvi postar essa nota aqui, pois este pioneiro precisa de ajuda, e talvez a nossa AEB, ou mesmo o MCTIC através no nosso Ministro Marcos Pontes, possa então achar uma forma de colaborar para mudar esse quadro, pois não podemos perder a colaboração de quem realmente apresenta resultados.

Duda Falcão

Comentários

  1. O Prof Antônio Ricardo é um grande entusiasta da Astronáutica e Astronomia. Que ele tenha sucesso nessa empreitada, e que os "superiores" saibam reconhecer a imensa importância dele.

    ResponderExcluir
  2. Grande professor Zani. Desenvolvimento científico no Brasil está difícil, espero que consiga o devido reconhecimento graças ao histórico de iniciativas benéficas para a área.

    ResponderExcluir
  3. Grande prof. Ricardo, estamos juntos nessa��

    ResponderExcluir

Postar um comentário