NASA Encerra Missão das Sondas Van Allen Após Sete Anos de Descobertas

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (18/10) no site “Canaltech” destacando que a NASA americana encerrou das sondas Van Allen após Sete Anos de descobertas.

Duda Falcão

Home - Ciência – Espaço

NASA Encerra Missão das Sondas Van Allen Após Sete Anos de Descobertas

Por Daniele Cavalcante
Canaltech
Fonte:  Space.com
18 de Outubro de 2019 às 21h20

Após sete anos, a missão das sondas Van Allen, da NASA, chega ao fim. Os operadores enviaram o último comando para a segunda espaçonave robótica da dupla - a primeira já havia recebido seu comando final em 19 de julho. As sondas gêmeas foram lançadas em agosto de 2012 para estudar o clima espacial, principalmente o Cinturão de Van Allen, causado pela influência do Sol no ambiente da Terra.

Esse fenômeno atmosférico é causado por concentrações de partículas no campo magnético terrestre, e foi descoberto em 1958 por James Van Allen. Essa região ao redor do planeta pode interferir nas redes elétricas da Terra, nos satélites de navegação, comunicação de equipamentos em órbita e na saúde dos astronautas. Os cientistas têm poucos dados sobre o clima espacial para construir e ajustar modelos, mas as sondas Van Allen ofereceram muito material de estudo.

De acordo com Sasha Ukhorskiy, cientista que trabalha nesse projeto, as sondas gêmeas foram a primeira missão projetada para permanecer em “cinturões de radiação perigosos por um período de tempo tão longo". Na verdade, elas duraram bem mais do que o planejado - o projeto inicial era para apenas dois anos e meio de duração. Ela conta que os dados coletados ao longo desses sete anos “serão o padrão na física dos cinturões de radiação para que muitas gerações de cientistas se beneficiem".

Ambas as naves continuarão existindo silenciosamente por cerca de 15 anos no espaço, mas não há mais combustível para qualquer funcionamento. Eventualmente, elas orbitarão a Terra em direção à atmosfera, entrando em combustão, sem se chocar contra a superfície. 

O Legado das Sondas Van Allen 

(Imagem: NASA)
Ilustração do posicionamento das sondas Van Allen em relação à Baixa Órbita Terrestre e os cinturões.

O tempo de sobrevivência das sondas em uma região tão perigosa forneceu aos cientistas uma ampla gama de observações sobre clima espacial. Com medições de dois satélites diferentes, é possível entender melhor como esse clima pode mudar ao longo do tempo e do espaço. Tudo isso é vital para previsões mais precisas.

Naves espaciais podem ser prejudicadas se expostas à radiação dessa área. Inclusive, esse é um dos motivos que levam alguns a acreditarem que o Homem não foi capaz de chegar até a Lua no século passado com o program Apollo, da NASA. Mas, desde que os cinturões foram descobertos através dos dados da sonda Explorer 1, também da NASA, os engenheiros têm descoberto meios de proteger as espaçonaves para suportar a radiação, além de técnicas de voo para evitar muita exposição.

Apesar disso, o clima espacial é dinâmico, e o mesmo ocorre com a radiação, o que dificulta a prevenção. Com os dados das sondas Van Allen, essa tarefa poderá ser realizada com muito mais precisão. Para isso, os engenheiros precisaram projetar uma espaçonave capaz de funcionar dentro dessa área. "Sempre quisemos enviar uma espaçonave para estudar esse ambiente hostil, e ninguém realmente se atreveu a enviar uma espaçonave", disse Nelli Mosavi, gerente de projetos das sondas Van Allen. "O legado é a espaçonave resiliente que construímos para suportar esses ambientes que ninguém mais poderia ter ido".

Humanos não voltaram a viajar para além da baixa órbita terrestre desde a era Apollo. Naquela época, não havia nada parecido com as sondas Van Allen para estudar os perigos da região. Agora, as tecnologias usadas nas sondas para torná-las tão resistentes podem ser implementadas também para proteger as futuras espaçonaves. O conhecimento adquirido também ajudará a proteger os astronautas que vivem e trabalham na Estação Espacial Internacional - afinal, eles também não estão livres da radiação.


Fonte: Site Canaltech - https://canaltech.com.br

Comentários